Texto de Referência
E o Senhor disse a Moisés: "Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles?
12 Eu os ferirei com praga e os destruirei, mas farei de você uma nação maior e mais forte do que eles".
Números 14:11,12
Não voltemos atrás, mas nos conheçamos melhor
Este texto está em Números 14, no qual o povo de Israel decide voltar ao Egito elegendo um novo líder. O povo chega a dizer que vai apedrejar a Moisés e àqueles que estão ao seu lado.
Deus permitiu que fossem enviados doze espias para reconhecer a terra e o resultado é que dez desses espias trouxeram palavras duras de como era o povo daquela terra. Dois dos espias disseram que sim, o povo daquela terra era realmente grande, mas os frutos que eles trouxeram da terra mostravam o quanto aquela terra era boa. Josué e Calebe, os dois espias, disseram ainda que se Deus se agradasse deles Ele daria aquela terá ao povo israelita. Eles ainda pediram que o povo não fosse rebelde e que não tivessem medo do povo daquela terra.
O que os líderes de Israel estavam fazendo naquele momento? Estavam com o rosto em terra.
Logo depois da fala de Josué e Calebe, chegamos ao texto que lemos acima. Deus disse que iria destruir aquele povo.
Moisés volta a se posicionar como um líder e pede a Deus que não fizesse aquilo:
“Moisés disse ao Senhor: "Então os egípcios ouvirão que pelo teu poder fizeste este povo sair dentre eles,
14 e falarão disso aos habitantes desta terra. Eles ouviram que tu, ó Senhor, estás com este povo e que te vêem face a face, Senhor, e que a tua nuvem paira sobre eles, e que vais adiante deles numa coluna de nuvem de dia e numa coluna de fogo de noite.
15 Se exterminares este povo, as nações que ouvirem falar do que fizeste dirão:
16 ‘O Senhor não conseguiu levar esse povo à terra que lhes prometeu em juramento; por isso os matou no deserto’.
17 "Mas agora, que a força do Senhor se manifeste, segundo prometeste:
18 ‘O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração’.
19 Segundo a tua grande fidelidade, perdoa a iniqüidade deste povo, assim como a tens perdoado desde que saíram do Egito até agora".
20 O Senhor respondeu: "Eu os perdoei, conforme você pediu.”
Números 14:13-20
Deus não é homem para se arrepender. Ele é onisciente!
À primeira vista esse texto pode nos levar a crer que Deus se arrepende ou muda de opinião por causa de um pedido de um ser humano. Será que é isso mesmo?
Se pensarmos conforme o parágrafo anterior é porque não entendemos uma das características de Deus: Deus é onisciente!
Quando Moisés pediu a Deus para não destruir o povo logo depois de Deus ter dito que ia destruí-lo, Moisés mostrou como era seu coração e o coração de Moisés estava cheio de amor pelo povo de Israel, mesmo eles não querendo mais sua liderança.
Ao falar que iria destruir ao povo, Deus deu a Moisés a oportunidade de mostrar quem ele era. Se Moisés tivesse um coração maldoso certamente teria concordado com Deus e o povo seria destruído.
Agora, Deus não sabia como Moisés reagiria? Se sabemos que Deus é onisciente, então, sabemos que Ele já sabia com antecedência qual seria a reação de Moisés.
Deus já conhecia o coração de Moisés, mas provavelmente o próprio Moisés não se conhecia. Naquele momento crucial para o povo de Israel Moisés passa a se conhecer melhor ao mostrar como ele amava o povo. Moisés ainda mostrou como ele não era rancoroso e como ele não se apoiava em sua posição de liderança como se fosse a coisa mais importante de sua vida.
Quando entendemos que Deus é onisciente, entendemos que Ele quer nos levar a nos conhecer e a conhecê-lo melhor.
Quando não entendemos essas coisas, estaremos sujeitos a nos rebelar contra Deus por causa de uma palavra dura ou de um acontecimento que não entendemos a razão de ter acontecido conosco.
Quando entendemos que Ele já sabia todas nossas respostas e reações e que Ele queria na verdade nos mostrar quem nós somos e que Ele queria nos levar a esse conhecimento para que tomássemos a decisão de melhorarmos. Deus não quer nos derrubar, mas nos levantar. Ele quer que nós tomemos a decisão que o agrade e que, dessa forma, nos leve a uma maior intimidade com Ele.
Então, da próxima vez que ouvirmos uma palavra de Deus que nos parece dura, vamos nos lembrar da onisciência de Deus e que Ele quer nos levar a crescer na presença dEle. Nos lembremos que Ele quer que nos conheçamos mais profundamente e que comecemos a tomar a decisão que nos aproxime dEle.
Não deixe que o inimigo te afaste de Deus. Não deixe que seus pensamentos te afastem de Deus. Não deixe que seus próprios medos e julgamentos te afastem de Deus.
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”
Provérbios 3:5,6
Que o Senhor te abençoe e te guarde!
Comentarios