top of page
  • Marcelo Salles Pereira

A Sabedoria De Salomão No Dia A Dia

Vejamos com a sabedoria que Deus deu a Salomão levou uma rainha estrangeira a adorar ao Senhor.




A imagem deste artigo faz referência a uma rainha, pois foi uma rainha que veio até Salomão para testá-lo.


Leia o texto e entenda o que aconteceu e o que podemos aprender.







Sumário

 

 

Texto De Referência

 

1 Reis 10:4,5 | NVI

 

Vendo toda a sabedoria de Salomão, bem como o palácio que ele havia construído, o que era servido em sua mesa, o lugar de seus oficiais, os criados e copeiros, todos uniformizados, e os holocaustos que ele fazia no templo do Senhor, ela ficou impressionada.

 

 

Introdução

 

Hoje, temos vistos muitos falarem da sabedoria de Salomão como forma de enriquecimento, ou seja, podemos usar os mesmos princípios usados por Salomão para alcançarmos a tão sonhada independência financeira.

 

Não considero isso de todo errado (a não ser a ênfase na riqueza), pois realmente há princípios na sabedoria de Salomão que podem nos ajudar nisso, porém, há muito mais que podemos aprender e usar em cada área de nossas vidas.

 

O texto que você vai ler tem esse objetivo, ou seja, de tentar ver algo além da riqueza de Salomão e o que ela nos ensina.

 

 

A Sabedoria De Salomão No Dia A Dia

 

A rainha de Sabá foi conhecer o rei Salomão por causa de sua fama. A intenção dela era colocá-lo à prova. Ela lhe fez várias perguntas e Salomão respondeu a todas.

 

A rainha observou que o palácio, aquilo que era servido à mesa, os oficiais, criados, copeiros, os holocaustos no templo, tudo era organizado e ficou impressionada com tudo o que viu.

 

Ouvimos muito a respeito da sabedoria de Salomão, tanto dentro da igreja quanto através do conhecimento humano, como na filosofia, por exemplo. Salomão é usado até mesmo em finanças, porém, não ouvimos muito a respeito da organização de seu reino.

 

Salomão organizou seu reino de forma sábia. Isso impressionou a rainha de Sabá. Interessante que a rainha viu a sabedoria de Salomão em tudo, não apenas nas respostas a suas perguntas.

 

Isso me fez pensar em minha vida como filho de Deus. Será que tenho usado a sabedoria em cada área de minha vida? Será que realmente tenho a sabedoria de Deus em mim? Tenho buscado isso?

Pensei também na sabedoria como uma forma de levarmos pessoas a Cristo. Por que pensei nisso? Por que a rainha de Sabá disse o seguinte:

 

Bendito seja o Senhor, o teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel. Por causa do amor eterno do Senhor para com Israel, ele te fez rei, para manter a justiça e a retidão". (1 Reis 10:9)

 

Olha só como tudo o que a rainha viu e ouviu a levou a adorar ao Senhor e reconhecer que foi o Senhor quem colocou Salomão no trono para manter a justiça e a retidão no reino.

 

A rainha de Sabá pode representar aquelas pessoas que só acreditam ao ver, pessoas guiadas somente pelos sentidos humanos, ou seja, pessoas que ainda não conhecem a Deus. Veja o que a rainha diz: “Mas eu não acreditava no que diziam, até ver com os meus próprios olhos.” (1 Reis 10:7)

 

Salomão, que representa a sabedoria de Deus, chamou a atenção da rainha de Sabá, que representa os não convertidos, para que ela, ao ver tudo o que a sabedoria de Deus fez através de Salomão, adorasse ao Senhor.

 

A sabedoria que o Senhor concedeu a Salomão foi uma forma de difundir a palavra de Deus. Percebo que a rainha de Sabá não viu nada sobrenatural, mas apenas coisas corriqueiras, do dia a dia, mas que, de alguma forma, eram diferentes de tudo o que ela tinha visto até então.

 

Hoje, não temos vistos em nossas igrejas tantas coisas sobrenaturais, porém, somos benditos ou felizes, dependendo da tradução. Olha o que Jesus disse a Tomé: “Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".  (João 20:29)

 

Vejo que a sabedoria dada por Deus a Salomão tinha um objetivo, como tudo que o Senhor nos dá tem. Vejo o objetivo de levar as pessoas a verem a mão do Senhor sobre a vida de Salomão e assim levar essas pessoas a crerem e a adorarem ao Senhor.

 

Segundo o apóstolo Paulo, os dons são dados pelo Espírito Santo para a edificação da igreja (1 Coríntios 14). O objetivo é levar as pessoas para o local de adoração e para um crescimento na comunhão com os irmãos e principalmente numa comunhão com o Senhor.

 

Neste texto Paulo ainda diz que o falar em línguas não edifica a igreja, a não ser que haja quem o interprete, pois, se alguém entrar na igreja e ouvir todos falando em línguas, essa pessoa não entenderá nada e achará até que todos ali são loucos. Isso dificultará a conversão daquela pessoa ao Senhor. Paulo escreve:

 

“Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado, e os segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em terra, e adorará a Deus, exclamando: "Deus realmente está entre vocês! "” (1 Coríntios 14:24,25)

 

Paulo conclui assim: “Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja. (1 Coríntios 14:26)

 

Através da sabedoria dada a Salomão, o Senhor fez tudo para edificação do povo de Israel, que naquela época tinha se voltado e era fiel a Ele.

Penso se tenho feito tudo para edificação de minha família, por exemplo. Sei que tenho feito o máximo que consigo hoje em dia por minha família, mas tenho realmente feito tudo para que se mantenham fiéis ao Senhor, da mesma forma que o povo estava se mantendo fiel a Deus durante parte do reinado de Salomão?

 

Essa é uma pergunta que fiz a mim mesmo após meditar neste texto. Agora, deixo essa mesma pergunta a você que está lendo esse texto e, claro, a resposta é entre você e o Senhor.

 

 

Conclusão

 

Vimos como a sabedoria que o Senhor deu a Salomão foi usada para levar uma rainha estrangeira a adorar ao Senhor ao ter visto tudo o que acontecia no reino de Israel, desde as coisas mais simples até as coisas mais sagradas, como sendo dado pelo Senhor a Salomão.

 

O Senhor usa os dons para a edificação de seu povo. Ele usou o rei Davi e depois a Salomão, por um período, a serem exemplos para que o povo continuasse a seguir ao Senhor.

 

Vimos que Paulo ensina o mesmo, ou seja, ele diz que os dons concedidos pelo Espírito Santo têm o objetivo de edificar a igreja e não confundir as pessoas não convertidas que se achegam à casa do Senhor.

 

Vimos também que cada um de nós tem no mínimo a tarefa de edificar nossas famílias.

 

Espero que esse texto te ajude a refletir nessas coisas.

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

 

 

Dica De Leitura

 

As Lições de Salomão
por Mark Atteberry

 


Não houve, em toda a História, homem mais inteligente que Salomão — e diz a Bíblia que jamais haverá. Filho de Davi e seu sucessor no trono de Israel, recebeu o dom da sabedoria. Escreveu belíssimos salmos, provérbios e outros textos inspiradores. Foi muito rico e poderoso. Nada disso, porém, o impediu de cair nas armadilhas da sedução e da apostasia, convertendo-o paradoxalmente num grande sábio tolo e de moral destruída. Ao analisar tanto os êxitos quanto os fracassos do famoso monarca, de maneira séria e ao mesmo tempo bem-humorada, Mark Atteberry demonstra que também corremos o risco constante de ser seduzidos pelo mal se baixarmos a guarda. Em "As lições de Salomão", ele enumera alguns perigos e incentiva o leitor a manter o discernimento e a integridade cristã.

Sobre o autor: MARK ATTEBERRY é autor de 11 livros e dezenas de artigos. Trabalha desde 1989 como pastor na Poinciana Christian Church, em Kissimmee, Flórida (EUA).

Quando não está escrevendo ou pregando, gosta de ser marido, pai e avô, e possui muitos hobbies, entre eles esportes, tocar saxofone e colecionar discos de jazz.



Manter esse site consome tempo e recursos financeiros. Caso queira me ajudar a mantê-lo, por favor, compre o livro acima pelo botão abaixo.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page