top of page
  • Marcelo Salles Pereira

Conselhos Preciosos de Paulo a Timóteo e a Nós Hoje

Paulo dá diversos conselhos e encoraja Timóteo em sua caminhada neste mundo. Vejamos um pouco do que o apóstolo quer nos ensinar também. 



carta antiga
Figura 1: Carta antiga

 


Sumário

 

 

Texto de Referência

 

2 Timóteo 1:10 | NVI

 

“Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.”

 

 

Meditando na Palavra

 

Nesta carta do apóstolo Paulo a Timóteo vemos a preocupação do apóstolo com Timóteo e com a igreja do Senhor.

 

Paulo era assim, muito envolvido e atento a tudo o que estava acontecendo na igreja, mesmo sem ter um celular com internet, as informações chegavam até ele porque ele tinha o Espírito Santo que o guiava em tudo.

 

Paulo vai aconselhando Timóteo ao longo da carta, conselhos não só úteis, mas imprescindíveis para que Timóteo andasse no temor do Senhor e pudesse, assim, ser um exemplo para os irmãos.

 

Neste primeiro capítulo, Paulo encoraja Timóteo a não se envergonhar em testemunhar do Senhor e nem dele, que estava preso.

 

Hoje, todos sabemos que o apóstolo esteve preso por causa da perseguição sofrida pelos primeiros cristãos, mas vivendo naquela época alguns poderiam não querer se associar com alguém que estava preso.

 

Como não tinha medo nem se envergonhava, Paulo foi até as últimas consequências pela causa do evangelho. Ele debatia com sumo sacerdotes e com os mais simples dentre o povo, ele se fazia de louco para tentar ganhar algumas almas para Cristo.

 

Paulo não pedia aos outros aquilo que ele mesmo não tinha feito ou experimentado. Ele mesmo diz que estava experimentado em tudo, pois ele tinha passado por várias situações que outros cristãos poderiam ainda passar. Ele era um exemplo a ser seguido.

 

Quando Paulo encoraja Timóteo provavelmente é porque este último já deveria estar experimentando situações que poderiam levá-lo ao desânimo. Paulo incentiva Timóteo a suportar os sofrimentos, não sozinho, mas juntamente com ele mesmo e segundo o poder de Deus.

 

Sejamos sinceros, sem o poder de Deus algum de nós conseguiria suportar os sofrimentos se o próprio Cristo disse que no final de tudo os dias seriam abreviados para que aqueles que foram escolhidos não desistissem?

 

Somos totalmente fracos e sem poder algum, ainda que tenhamos algum poder neste mundo, esse poder não pode nos fazer escapar do julgamento daquele que é totalmente justo.

 

Somente venceremos se a vitória vier no poder do Senhor. Qualquer outra vitória é somente um trapo de imundícia.

 

Para passar pelos sofrimentos e sair vitorioso do outro lado somente através do poder de Deus em nossas vidas.

 

Esse Deus é aquele que um dia nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Foi Ele que nos chamou para sermos salvos, não porque tenhamos algo de bom a apresentar perante Ele, pois não temos, não importa o quão bons sejamos, sempre faremos as coisas tendo como pano de fundo algum desejo próprio. Nem nossas obras nem nossas palavras podem ter qualquer efeito em relação a nossa salvação; por isso, somos salvos única e exclusivamente pela graça que Ele nos concedeu por Sua livre e espontânea vontade.

 

Essa tremenda e magnífica graça, embora tenha nos sido ofertada desde a eternidade, somente foi revelada no Filho que veio e viveu neste mundo decaído, mas sem se misturar com a decadência, se tornando a oferta perfeita pelo pecado de todo o mundo, embora nem todos serão salvos. Lembre-se do caminho e da porta estreitos.

 

Lembre-se também que somente através do evangelho temos vida e a imortalidade prometidas nele.

 

Timóteo recebeu esses conselhos do apóstolo Paulo não somente para ele mesmo pôr em prática, mas ficou registrado e chegou até nós, tendo passado pelo teste do tempo, para que nós mesmos aprendamos e coloquemos em prática os mesmos conselhos que foram dados há dois mil anos atrás.

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

 

 

Orando a Palavra

 

Senhor, Te agradeço por tão maravilhosa graça que o Senhor me concedeu desde os tempos eternos, mas que somente foi revelada em meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Me dê forças para continuar no caminho estreito, pois quero chegar à porta estreita e atravessá-la para estar para sempre com o Senhor.

No nome do Senhor Jesus Cristo, amém.

 

 

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page