top of page
  • Marcelo Salles Pereira

Crer e Confessar

Atualizado: 13 de out. de 2023


Pessoa pregando a Bíblia Sagrada
Pregador da Bíblia Sagrada

Texto base


Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

Romanos 10:9,10


Estudo


Como sempre, devemos entender o contexto antes de tentarmos entender versículos específicos.


Neste capítulo o apóstolo Paulo mostra sua preocupação com a salvação de seus irmãos judeus. Sua preocupação é tamanha que ele chega a afirmar o seguinte:


“Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos... (Romanos 9:3).”


Paulo afirma também que os judeus têm zelo por Deus, porém esse zelo não se baseia no conhecimento de Deus, mas sim nas sua própria justiça (vs. 2 e 3).


Depois ele descreve que a finalidade da lei é apontar para Cristo, mostrando que a justiça que vem da fé diz que: “a palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração, isto é, a palavra da fé que estamos proclamando” (v. 8).


Boca e coração. Paulo vai usar esses dois órgãos para mostrar como devem ser usados por aqueles que se dizem cristãos.


Paulo fala em palavra da fé, mas qual é essa palavra da fé que Paulo estava proclamando?


Aí chegamos no versículo 9. Mas antes, vale destacar que hoje em dia existem muitas palavras sendo proclamadas, mas nem todas são palavra da fé. Devemos ter cuidado com o que estamos ouvindo ou a quem estamos seguindo nas redes sociais. Devemos buscar aprender com aqueles que proclamam a verdadeira palavra da fé. Essa palavra deve seguir o que o apóstolo diz em seguida, ou seja, confessar com a boca que Jesus é Senhor e crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos.


Observe que temos duas ações: primeiramente, confessar e depois crer. No versículo 10 essa ordem será invertida.


Confessar que Jesus é Senhor é afirmar que Ele é Deus. Isso precisa ficar bem claro! Aquele que se diz crente e não crê nisso está perdendo tempo. Essa afirmação está no cerne da crença em Cristo. Tenha isso em mente.


Crer na ressurreição de Cristo também é de extrema importância, pois o próprio apóstolo Paulo escreve em 1ª Coríntios 15:13,14:


“Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou;

e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.”


É inútil pregar o cristianismo e ter fé em Cristo sem a ressurreição deste. É perda de tempo!


Qualquer pregação que não se baseia nesses dois pilares: confessar que Jesus é Senhor e crer que ressuscitou dentre os mortos não é a pregação da fé que Paulo ensina aqui. Evitemos as pregações que fogem ou que tentam alterar o que a palavra de Deus afirma.


Continuando para o versículo 10, Paulo inverte a ordem do versículo anterior, ou seja, agora ele afirma que com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Conclui-se que ter uma crença correta nos leva à justificação e o ato de confessar nos leva à salvação.


Vejam o quanto é importante crer e confessar corretamente o que diz a palavra de Deus.


Te incentivo a ler a palavra de Deus e a buscar aprender com pessoas que têm um entendimento correto da palavra; pessoas que proclamam verdadeiramente a palavra da fé.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page