top of page
  • Marcelo Salles Pereira

Minha palavra não voltará vazia

Os objetivos e resultados de Deus são diferentes dos nossos.



Texto de referência:

Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

Isaías 55:10,11


Sumário




Introdução


Quando observo o que os governos fazem com o dinheiro dos impostos pagos por nós percebo, como muitos já perceberam, que o dinheiro que enviamos para o governo não volta para nós, ou melhor, volta muito pouco em termos de algum benefício. Nem vou escrever sobre a corrupção...

Algumas vezes compramos algo por determinado preço e quando o utilizamos notamos que não valeu a pena pelo preço que pagamos, ou seja, não tivemos o retorno que esperávamos antes da compra.

Quando nos envolvemos em alguns relacionamentos sempre esperamos algo em troca, porém, quantas vezes realmente recebemos o que esperamos da outra pessoa? Penso que recebemos apenas uma parte e, quanto mais esperamos da outra pessoa mais nos tornamos frustrados com o resultado. Não vou me aprofundar nisso, sei que o leitor entende o que estou tentando dizer.

Mas e quanto à Deus?


Os resultados de Deus não são os mesmos que os nossos


Quando lemos esse texto que estamos usando como referência aprendemos que quando Deus envia uma palavra ela sempre vai trazer resultados para Ele, embora nós mesmos não consigamos perceber isso logo de cara e muitas vezes nunca perceberemos.

Quantas vezes não falamos de Cristo para outra pessoa e depois ficamos em dúvida se a pessoa realmente recebeu a palavra em sua mente e em seu coração?

Nossa visão é tão limitada que, por acreditarmos somente naquilo que vemos (somos meio que iguais a Tomé?) terminamos por observar a reação da pessoa e, em algumas situações, ficamos frustrados com essa reação. O problema aqui é que, talvez, tomemos a decisão de desistir da pessoa. Pense nisso.

Com relação a essa limitação de nossa visão, Paulo escreveu o seguinte:

“Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido”.

1 Coríntios 13:12


Paulo nos ensina que, enquanto vivermos neste mundo, veremos as coisas apenas em parte, ou seja, não conseguiremos ver o resultado em sua totalidade daquilo que fizemos ou falamos.

Isso se deve ao fato de apenas vermos parte da situação. Quando falamos com alguém não sabemos como a mente da pessoa recebeu o que ouviu. A reação da pessoa pode ser diferente do que ela está pensando; nós mesmo muitas vezes mostramos uma reação para agradar uma pessoa, porém estamos nos sentindo de forma diferente.

Alguns podem dizer que isso é falsidade, mas penso que em determinadas situações precisamos “segurar” como reagimos para não agredir alguém ou prejudicá-la de alguma forma, mas deixo para o leitor pensar a respeito e tirar suas próprias conclusões.

Outra situação em que vemos nossa limitação de visão é em relação aos discípulos de Jesus que ficaram perturbados após a morte dEle. Eles estavam vendo apenas em parte, apenas o que era visível naquele momento, mas depois que Jesus ressuscitar e se mostrar a eles, eles começaram a entender que os objetivos de Deus com a morte de Cristo foram plenamente satisfeitos.


Deus não é o ser humano


Embora pareça óbvio o título dessa seção, muitos de nós atribuímos a Deus uma reação que nós mesmos teríamos.

Quantos não culpam a Deus por atos executados por outras pessoas como se Deus estivesse junto ou fosse igual àquela pessoa ou mesmo como se Deus estivesse aprovando o que a pessoa falou ou fez.

Vejamos o que o próprio Deus nos diz a respeito disso:


“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor.

“Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos”.

Isaías 55:8,9


Deus claramente faz uma distinção entre os seres humanos e ele mesmo e precisamos sempre nos lembrar disso para que não fiquemos frustrados com os resultados que esperamos.


A palavra de Deus não volta vazia


Como o texto de referência nos mostra, a palavra que Deus envia não volta vazia para ele, ou seja, ela sempre atinge os objetivos para os quais foi enviada pelo Senhor.

Pensando nisso, quando falamos da palavra para alguém ela vai atingir o objetivo de Deus, embora nós mesmos não percebamos isso ou percebamos apenas em parte.

Esta é a prova de que os resultados de Deus são diferentes dos nossos resultados.

Ao mesclar tudo que estudamos neste artigo: como hoje vemos em parte só conseguimos ver um resultado parcial (óbvio... rs), porém Deus vai receber o resultado em sua totalidade.


Conclusão


Ficarmos desapontados com os resultados que percebermos quando fizermos algo para o reino de Deus pode nos levar a tal frustração que poderemos até deixar o ministério para o qual fomos chamados e assim não atingir os objetivos que, em resumo, sempre foram os objetivos de Deus.

Nos lembremos sempre que os resultados de tudo que fizermos na obra de Deus atingem todos os objetivos de Deus e não os nossos. Se o nosso objetivo for sempre o de atingir os objetivos dEle, então nunca ficaremos frustrados; teremos um crescimento de nossa fé e isso nos fortalecerá para buscarmos ainda mais atingir os objetivos do Senhor.

Os nossos objetivos devem sempre ser o de atingir os objetivos de Deus.

E você leitor, o que acho disso tudo? Escreva um comentário para aprendermos e crescermos juntos no conhecimento da palavra de Deus.


 

Quer aprender a estudar a Bíblia Sagrada de uma forma simples e com um preço que você consegue pagar?


IMPORTANTE: você paga uma única vez e tem acesso vitalício ao curso.


Saiba como visitando o site:




 


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer

Gitt 0 av 5 stjerner.
Ingen vurderinger ennå

Legg til en vurdering
bottom of page