top of page
  • Marcelo Salles Pereira

Não Volte Para Moabe

Existe um caminho melhor à frente. Só depende de você escolhê-lo. 

 




Sumário

 

 

Texto de Referência

 

Sofonias 2:8-11 | ACF

 

Eu ouvi o escárnio de Moabe, e as injuriosas palavras dos filhos de Amom, com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram contra o seu termo.

Portanto, tão certo como eu vivo, diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra, campo de urtigas e poços de sal, e desolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e o restante do meu povo os possuirá.

Isso terão em recompensa da sua soberba, porque escarneceram, e se engrandeceram contra o povo do Senhor dos Exércitos.

O Senhor será terrível para eles, porque emagrecerá todos os deuses da terra; e todos virão adorá-lo, cada um desde o seu lugar, de todas as ilhas dos gentios.

 

 

Meditando Na Palavra

 

O Senhor está falando contra o povo de Moabe e os filhos de Amom (amonitas).

 

Moabe e Amon (Ben-Ami) eram filhos de Ló, sobrinho de Abraão. Moabe foi concebido de uma relação incestuosa entre a filha mais velha de Ló e ele mesmo, sendo que ele foi enganado por ela. Amon foi concebido da mesma forma, só que de uma relação entre a filha mais nova e Ló.

 

Então, esses dois povos eram parentes de Israel. Embora, Ló tenha sido poupado do que aconteceu em Sodoma e Gomorra, ele não foi chamado por Deus, mas sim, seu tio Abrão, o qual teve seu nome mudado por Deus para Abraão.

 

Abrão e Ló peregrinaram juntos por Canaã, porém, em certo momento se separaram porque cresceram muito “economicamente” e já não era possível conviverem em paz.

 

Nem sempre estar junto de alguém chamado por Deus será o suficiente para mudar a vida de alguém. Alguns simplesmente não entenderão ou, mesmo entendendo, não aceitarão estar juntos de um homem de Deus. A pessoa que não tem um chamado terminará não suportando toda a carga que estar ao lado de um homem de Deus traz.

 

A pessoa que não foi chamada por Deus começará a desviar seu olhar para as coisas materiais e, se tiver que fazer uma escolha, preferirá seguir um caminho direcionado pela carne, não pelo espírito.

 

Embora, a Bíblia nos diz que Ló era justo, as escolhas dele nos mostram que lhe faltava sabedoria. Ele fez escolhas baseadas na visão meramente humana, naquilo que ele conseguia ver. Suas filhas tomaram atitudes baseadas nesta mesma visão, imaginando que não haveria ninguém com quem pudessem se casar e ter filhos e, num momento de não ver outra saída, enganam seu pai e têm uma relação incestuosa com ele.

 

O pai tinha atitudes baseadas somente na visão material, suas filhas seguiram esse exemplo.

 

Eis a importância do exemplo. Os filhos captam aquilo que vêm em seus pais. Os pais são as pessoas mais próximas deles e são as pessoas mais admiradas por eles. É natural que os filhos sigam um caminho semelhante aos dos pais, não exatamente o mesmo caminho, é lógico, mas a influência do que aprenderam com os pais vai guiar suas decisões futuras.

 

Caminhos diferentes, decisões semelhantes, final incerto.

 

No texto de referência temos que o fim de Moabe e de Amon é serem como Sodoma e Gomorra, ou seja, deixarem de existir e isso efetivamente aconteceu.

 

Ter um período da vida em que os outros reconheçam que alguém é justo não é o suficiente para que esse alguém termine sua vida ainda justo. Decisões tomadas no caminho podem mudar essa situação e a consequência é que tanto esse alguém quanto sua descendência irão sofrer.

 

Essa sequência de decisões erradas pode ser quebrada e a pessoa que parecia destinada a seguir nos mesmos passos de seus antepassados passa a ter a opção de seguir por um novo e vivo caminho.

 

Rute era moabita, tomou a melhor decisão de sua vida, não se afastar de sua sogra israelita, não voltou para Moabe e terminou por ser contada na genealogia do salvador Jesus Cristo.

 

Escrevi isso para aqueles que estão pensando que não há outro caminho a seguir a não ser o caminho de seus antepassados. Sim, existe um outro caminho e basta uma decisão certa e uma perseverança forte e destemida para não desistir e isso certamente levará a pessoa a ser contada entre aqueles que podem ser chamados de “filhos de Deus”.

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

 

 

Orando a Palavra

 

Senhor, em nome do Senhor Jesus te peço sabedoria para tomar as decisões certas a cada dia e que essas decisões estejam dentro de sua vontade e chamado para minha vida. Que eu não queira voltar atrás, mas que eu decida e tenha força de vontade de seguir sempre em frente até um dia alcançar o objetivo final de estar para sempre contigo na eternidade.

No nome do Senhor Jesus, amém.

 

 

Dica de Leitura

 

A VIDA DE RUTE: Uma história sobre perdas e recomeços

por SUZANE S. J. MOREIRA



Esse é um livro sobre perdas e recomeços; amizade, honra e lealdade! Sobre pessoas que vão embora das nossas vidas e, claro, daquelas que decidem ficar.

A leitura desta obra nos conduz a enxergar as coisas, as pessoas e o mundo ao redor sob as lentes do céu. Dê uma olhada mais de perto no que essas mulheres podem ministrar ao nosso coração: Rute, a jovem sonhadora, e Noemi, a senhora idosa e viúva. Ambas com experiências marcantes que vão despertar mudanças em seu coração independentemente de qual seja a sua idade.











20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page