top of page
  • Marcelo Salles Pereira

O Deus vivo

Atualizado: 13 de out. de 2023


Raios solares representando vida
Raios solares

Nós cristãos confessamos que Deus é. De fato, seu nome é “Eu Sou” (Êxodo 3:14). Em Hebreus 11, aprendemos que para agradá-lo devemos acreditar que ele existe: “Sem fé é impossível agradá-lo, pois quem quer se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hebreus 11:6).


Talvez seja por isso que a Bíblia enfatiza que Deus não apenas existe, mas que ele vive. “O Senhor vive, e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação” (Salmos 18:46).


Vamos refletir sobre o testemunho bíblico a respeito do Deus vivo.


Não como os ídolos


A Bíblia freqüentemente se refere ao Senhor como o Deus vivo para separá-lo dos ídolos das nações. Em Jeremias 10, o profeta exorta Israel a evitar os costumes vãos dos povos:


Os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artesão a modela com seu formão; enfeitam-na com prata e ouro, prendendo tudo com martelo e pregos para que não balance.


Jeremias 10:3,4


Os ídolos das nações são “como espantalhos em uma plantação”, ou seja, ficam imóveis. Além disso, “têm de ser carregados, porque não podem andar”. Não há razão para temê-los, pois eles não podem fazer nem mal nem bem (Jeremias 10:5).


Isaías nos mostra a mesma verdade no capítulo 45. As nações “carregam seus ídolos de madeira e continuam orando a um deus que não pode salvar” (45:20).


Em Isaías 46:


Bel se inclina, Nebo se abaixa; os seus ídolos são levados por animais de carga. As imagens que são levadas por aí, são pesadas, um fardo para os exaustos.

Juntos eles se abaixam e se inclinam; incapazes de salvar o fardo, eles mesmos vão para o cativeiro.

"Escute-me, ó casa de Jacó, todos vocês que restam da nação de Israel, vocês a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento.

Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os susterei e eu os salvarei.


Isaías 46:1-4

O contraste não poderia ser mais claro. Os burros carregam os ídolos das nações; o Senhor carrega seu povo. Os ídolos não podem nem se salvar; o Senhor salva o seu povo.


De acordo com Jeremias 10:6–7 é por isso que o Senhor é único:


"Eu os envio contra uma nação ímpia, contra um povo que me enfurece, para saqueá-lo e arrancar-lhe os bens, e para pisoteá-lo como a lama das ruas.

Mas não é o que eles pretendem, não é o que têm planejado; antes, o seu propósito é destruir e dar fim a muitas nações."


Em contraste, as nações são “estúpidas e insensatas”, adorando a madeira revestida de ouro e prata e vestida de violeta e púrpura pelas mãos dos homens (Jeremias 10:8–9). “Mas”, diz o profeta, “o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo e o Rei eterno” (Jeremias 10:10).


Esta é uma diferença fundamental entre o Senhor e os que não são deuses. O Senhor é o Deus vivo. Ele não é uma estátua. Ele não está morto; ele está vivo.


Ele é o único Deus


Ele é o Deus vivo que fala de dentro do fogo (Deuteronômio 5:26). Ele habita com seu povo e expulsa seus inimigos (Josué 3:10). Quando Davi confronta o gigante Golias, ele fica particularmente furioso porque o incircunciso filisteu desafiou “os exércitos do Deus vivo” (1 Samuel 17:26, 36). Da mesma forma, Ezequias apela ao Senhor por libertação quando Senaqueribe, rei da Assíria, zomba do “Deus vivo” (2 Reis 19:4, 16).


É verdade, Senhor, que os reis assírios fizeram de todas essas nações e seus territórios um deserto.

Atiraram os deuses delas no fogo e os destruíram, pois não eram deuses; eram apenas madeira e pedra moldadas por mãos humanas.

Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus".


2 Reis 19:17-19


O rei Dario, depois de ser enganado para lançar Daniel na cova dos leões, chama Daniel de “servo do Deus vivo” (Daniel 6:20). Quando ele vê que Deus preservou Daniel, ele decreta que todos os povos “tremem e temam diante do Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo, que permanece para sempre; seu reino jamais será destruído, e seu domínio durará até o fim” (Daniel 6:26).


No Novo Testamento


No Novo Testamento, Paulo exorta os habitantes de Listra a “converter-se destas coisas vãs para um Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há” (Atos 14:15).


Também descobrimos algumas coisas surpreendentes sobre o Deus vivo no Novo Testamento. Ele tem um Filho, como Pedro confessa quando Jesus pergunta quem os discípulos dizem que ele é. “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Mais do que isso, o Deus vivo tem um Espírito, como Paulo testifica aos coríntios: “Vós sois uma carta de Cristo . . . escrito não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo” (2 Coríntios 3:3). O Deus vivo é o Deus trino, eternamente subsistindo em três pessoas.


O Deus trino também tem uma família, “a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1 Timóteo 3:15). Também, aqueles de nós que colocaram sua esperança no Deus vivo como Salvador agora se tornaram o templo do Deus vivo (2 Coríntios 6:16). Somos filhos do Deus vivo, tão numerosos como a areia da praia do mar (Oséias 1:10; Romanos 9:26).


Anseio pelo Deus vivo


Mas talvez a coisa mais marcante sobre o Deus vivo seja expressa duas vezes nos Salmos. É a nota de saudade de um Deus assim.


Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?


Salmos 42:1,2


Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!

A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.


Salmos 84:1,2

Você pensou recentemente em como é maravilhoso se aproximar do Deus vivo? Você tem pensado em aproximar-se do Deus que vive e que é para nós a fonte da vida? Nós vamos a ele para beber, para satisfazer nossas almas com a maior recompensa que ele oferece: ele mesmo?

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page