top of page
  • Marcelo Salles Pereira

O Domínio Universal De Deus

O que é o domínio universal de Deus? Vamos tentar responder essa pergunta.





Sumário

Introdução

O Domínio Universal De Deus

Conclusão

Dica De Leitura

 

 

Introdução

 

Alguns seres humanos buscaram e ainda buscam o domínio sobre outros humanos. Por causa disso sempre tivemos guerras, violências dos mais variados tipos, roubos, entre outros males. As tribos, nações, reinados surgiram porque houve pessoas que decidiram ascender acima de seus pares.

Alguns se tornaram reis, outros imperadores, alguns presidentes de repúblicas e outros primeiros-ministros. Não importa como são chamados, todos esses possuem uma espécie de domínio sobre outras pessoas, porém esse domínio é limitado, seja por território, por cultura, por leis ou por qualquer outro aspecto.

 

Vejamos um pouco do que é o domínio universal de Deus.

 

O Domínio Universal De Deus

 

Texto De Referência

 

Salmos Cap. 24 | KJA

1 Do SENHOR é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os seus habitantes.

 

Daniel Cap. 4 | KJA

35 Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como bem lhe apraz com os exércitos dos anjos e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de se opor à sua vontade ou questioná-lo, dizendo: “Explica-te! Por que ages assim?”

 

Em Salmos 24:1 precisamos entender como algumas palavras são usadas por Davi dentro do texto que ele escreveu.

 

Primeiramente, a palavra terra é o planeta em que vivemos. Depois, mundo é a sociedade e por último habitantes são as pessoas individualmente dentro dessa sociedade.

 

Isso tudo engloba o reino físico e, dessa forma, concluímos que Deus domina sobre todo esse reino.

 

Agora, Deus domina também os exércitos dos anjos como vemos em Daniel 4:35. Concluímos que Ele domina também o reino espiritual.

 

 Vemos então que Deus domina sobre tudo e todos. Esse é o domínio universal de Deus.

 

As pessoas descrentes confundem esse domínio como se Ele precisasse forçar as pessoas a fazerem o bem. Esses que pensam assim dizem que se Deus existe, então porque temos tantos problemas do mundo?

 

A resposta é que Deus nos concedeu uma liberdade limitada para que fôssemos responsáveis pelos nossos atos e sofrêssemos as consequências por eles.

 

Isso é importante, como vemos no primeiro capítulo de Romanos. Nesse capítulo aprendemos que as pessoas são indesculpáveis perante Deus por não tê-lo reconhecido na criação. Então, as pessoas podem ou não reconhecer a existência de Deus e isso leva a uma consequência para cada caso.

 

Tentando fazer um paralelo com um reino humano, um rei domina uma nação, porém, individualmente cada pessoa toma suas decisões. Essas decisões trazem uma consequência. O rei impõe as leis que devem ser cumpridas por todos. Aquele que toma a decisão de não cumprir alguma dessas leis sofrerá as consequências.

 

O reino de Deus possui leis que devem ser obedecidas. Essas leis nos limitam, pois precisamos ser limitados como seres que possuem uma natureza pecaminosa. Quando a palavra de Deus fala de liberdade em Cristo, ela não fala de uma liberdade para fazer o que quisermos. Veja:

 

I Pedro Cap. 2 | KJA

16 Considerando que sois livres, não useis a liberdade como pretexto para fazer o que é mal, mas vivei como servos de Deus.

 

Não temos liberdade de fazermos o que é mal, então, se há algo que não podemos fazer, concluímos que temos uma liberdade limitada. Além disso, somos servos de Deus, logo, sendo servos, devemos obedecer ao que nos é imposto por nosso Senhor, ou seja, Deus.

 

Agora, não é porque estamos sujeitos a praticar o que é mal, como vemos no mundo e em nós mesmos, que não há o domínio de Deus. Deus só permite que algo aconteça dentro de determinados limites, como vemos no livro de Jó. Veja os judeus que, embora muitos tenham tentado erradicar esse povo, suas ações não foram bem-sucedidas.

 

Vemos que os próprios anjos foram criados com liberdade limitada, tanto é assim que um terço deles se juntaram e se rebelaram contra Deus e, por essa ação, sofreram a consequência de serem expulsos do céu.

 

Falamos sobre o rei humano, porém, Deus é um rei diferente desses. Diferentemente de um rei humano que não sabe tudo a respeito de todos em seu reino, Deus sabe tudo a respeito de todos em Seu reino. Não há como se esconder, pois Ele nos conhece nos mínimos detalhes, até o que pensamos está patente diante dEle.

 

Isso sim é ter o domínio sobre tudo. Esse é o domínio universal de Deus.

 

Conclusão

 

Vimos que Deus domina tudo e todos. Seu domínio é sobre tudo que é visível, este reino físico, e sobre tudo que é invisível, o reino espiritual.

 

O domínio de Deus não exclui nossa responsabilidade por nossos atos, pois temos uma liberdade que é limitada. Não podemos fazer tudo o que queremos, pois isso incluiria o mal e, como servos de Deus, devemos evitar tudo o que tem aparência de mal.

 

Concluímos que somos servos no reino de Deus e, como servos, precisamos obedecer às leis que ele estabeleceu.

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

 

 

Dica De Leitura

 

O Reino de Deus Através das Alianças de Deus

por Peter J. Gentry e Stephen J. Wellum


Nesta obra, os autores oferecem ao leitor um resumo acerca da estrutura abrangente da Bíblia. Ao identificar a relevância do conceito de "aliança" ao longo do Antigo e do Novo Testamento, o livro explora como os pactos de Deus com o seu povo sustentam a história da redenção e, assim, traça um caminho intermediário entre a teologia da aliança e o dispensacionalismo.

Combinando teologia bíblica e sistemática, Gentry e Wellum mostram as implicações das alianças em áreas como cristologia, eclesiologia, escatologia e hermenêutica, e também explicam:

por que as alianças são fundacionais na narrativa bíblica;

o significado das alianças em seu próprio contexto;

o desenvolvimento progressivo de cada aliança em relação à anterior;

e como elas encontram seu cumprimento em Jesus.




 

 

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page