top of page
  • Marcelo Salles Pereira

O Exame, a Prova e a Condução de Deus

Davi nos ensina a buscarmos o exame, a prova e a condução de Deus em nossas vidas.



Texto de Referência

 

Salmos Cap. 139 | NVT


23 Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e vê meus pensamentos.

24 Mostra-me se há em mim algo que te ofende e conduze-me pelo caminho eterno.



Sumário



Introdução

 

Segundo a ciência moderna, tudo no universo está em movimento. Se realmente é assim eu não sei, mas é algo interessante.

 

O ser humano cria caminhos quando se movimenta. Isso é algo inevitável.

 

Os caminhos nos levam a muitos lugares. Alguns são lugares louváveis enquanto outros são lugares que nem gostamos de mencionar.

 

Existe um caminho que não é preparado pelo ser humano, mas que o ser humano precisa trilhar ser quiser chegar ao fim dele.

 

Não é um caminho fácil de ser trilhado, muito pelo contrário, muitos que iniciam nesse caminho saem dele quando sentem as dores e dificuldades que ele trás.

 

Aqueles que perseveram neste caminho são recompensados com algo maravilhoso.

 

 

Exame, prova, condução

 

Esse texto começa com a palavra examinar. O sentido é de um exame minucioso. Não poderia ser diferente por que Davi está orando a Deus.

 

Nosso Deus é um Deus minucioso, é um Deus de detalhes. Ele não faz nada pela metade nem esquece de cada coisa que precisa ser feita para chegar ao objetivo dEle.

 

Davi pede ao Senhor para examiná-lo detalhadamente. Talvez, muitos de nós não faríamos essa oração por medo do que o senhor iria encontrar, porém esse medo não tem sentido porque o Senhor já sabe tudo a nosso respeito.

 

Davi aprendeu a ser um guerreiro. Ele era uma pessoa disciplinada, Alguém que tinha o temor de Deus, porém ele não era infalível como podemos ver em sua biografia.

 

Davi cometeu vários erros com sua família, cometeu adultério, assassinato, mas mesmo tendo errado muito, ele era alguém que se arrependia amargamente por seus pecados e aceitava as consequências de seus atos.

 

Um homem como Davi não teme o exame minucioso de sua alma pelo Senhor. Ao aprender sobre seus erros e pecados Davi podia se arrepender e mudar sua vida para melhor, e assim agradar a Deus. Ele fez isso.

 

A palavra de Deus nos deixou exemplos de como devemos agir e também de como não devemos agir. Davi é um exemplo dos dois casos por ser alguém que vivia intensamente. Ele tinha uma vida intensa em todas as áreas de sua vida. Tinha muitas mulheres, muitos filhos, era rei e um guerreiro dos mais experimentados.

 

Nos dias atuais, nossas vidas se tornaram intensas de outra forma. Muitas pessoas, infelizmente também dentro das igrejas, tem estado em situações de estresse, ansiedade, medo, falta de confiança em si mesmos, nas pessoas e por fim em Deus.


Hoje somos bombardeados com muita informação que nossas mentes se tornaram muitos ansiosas. É tanto medo que os meios de comunicação e redes sociais tentam imprimir dentro de nós que terminamos por ter de buscar ajuda médica.

 

Acredito que é por isso que temos tanta dificuldade em querer e pedir ao Senhor que nos examine profundamente; e que nos mostre onde temos errado e que nos ajude a mudarmos. Já temos como tanta coisa para nos preocupar.

 

Além disso, sabemos que a mudança será dolorosa e difícil de ser alcançada, pois o medo do que vai acontecer (ansiedade) nos impede de realmente nos arrependermos e verdadeiramente chegarmos à mudança que nos tornará novas criaturas, recriadas por Deus.

 

A coragem de Davi não pára em pedir ao Senhor que o examine minuciosamente. Ele pede que o Senhor o prove,  o teste para que se encontre algo nele que não agrade a Deus.

 

Somente alguém que realmente ama a Deus e vive sua vida para agradá-lo ia querer ser examinado e provado dessa forma, porém precisamos entender que isso tudo tinha um objetivo para Davi: ele queria que o Senhor o guiasse pelo caminho eterno.


Como Davi poderia ser guiado por Deus se dentro dele ainda existissem coisas que impediam dele ter intimidade com esse Deus que é santo e perfeito?

 

Quando lemos os Salmos escritos por Davi notamos o quanto que ele confiava na misericórdia de Deus.

 

Ele também conhecia a justiça de Deus, e mesmo assim ele preferia cair nas mãos de Deus do que na mão dos homens. Ele tinha a esperança de que, mesmo Deus sendo justo, Ele poderia usar de sua misericórdia para com ele, Davi.

 

Irmãos e irmãs, como Davi, devemos ter o temor ao Senhor para evitarmos cometer pecado. Como Davi, o temor ao Senhor precisa ser direcionado pelo conhecimento de onde temos errado.

 

Davi conhecia esse segredo. Ele sabia que para conhecer os erros mais profundos de seu ser somente Deus poderia revelá-los.

 

Não precisamos temer que Deus nos revele onde temos errado, mas sim que se continuarmos no erro não teremos desculpa perante ele.

 

Davi tinha um objetivo em mente quando ele faz essa oração. Ele queria ser guiado por Deus.


Qualquer um que deseja ser guiado por Deus precisa ter um coração que pode ser moldado por Ele. Pessoas duras, que não querem mudanças em sua vida, terão dificuldades em serem guiadas pelo Senhor.

 

Que acredita estar no caminho que Davi estava trilhando, como diz ele, o caminho eterno, precisa reconhecer seu estado de pecador necessitado do perdão de Deus e que precisa de mudanças em sua vida.

 

Essa pessoa precisa estar aberta ao Espírito de Deus e dar permissão a Ele para fazer o que for necessário para que as mudanças aconteçam.

 

Estamos trilhando o caminho eterno? Se sim, queremos que o Senhor nos examine, nos prove e nos guie pelo caminho eterno.


 

Conclusão

 

Eu tenho tentado me aprofundar no conhecimento de Deus através de sua palavra e tenho tentado conhecer meus erros para. assim buscar o arrependimento genuíno, que me leve à mudança e mais próximo do Senhor.

 

Quanto mais próximos de Deus, mais nós conheceremos a Ele, mais Ele vai nos revelar a nosso próprio respeito e isso nos fará mudar, nos tornando cada vez mais servos fiéis a Ele.

 

Que o Senhor te abençoa e te guarde!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page