top of page
  • Marcelo Salles Pereira

O que deve ocupar nossa mente segundo a Bíblia Sagrada

Atualizado: 13 de out. de 2023


Cérebro humano
Cérebro humano

Texto base:


Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Filipenses 4:8



Se tem algo que sempre me afetou, esse algo foi meus pensamentos.


Muitos de nós, cristãos, temos essa questão com os nossos pensamentos. Muitas vezes eles nos dominam de tal forma que não conseguimos tomar o controle deles e, se forem maus pensamentos podem nos levar a uma situação crítica.


São nossos pensamentos que nos levam a uma situação de depressão, ansiedade, estresse etc. Se nossos pensamentos podem nos levar a essas situações críticas, então precisamos fazer algo para que isso não aconteça.


Como cristãos devemos primeiramente procurar ajuda em Deus e uma forma de fazer isso é procurando aprender com a palavra dEle.


Neste versículo, o apóstolo Paulo nos mostra algumas coisas que devem ocupar nossos pensamentos: “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama ...”.


É lógico que Paulo não escreveu algo específico, mas deu uma ideia geral do que a nosso mente deveria se alimentar. Será isso mesmo?


Primeiramente, devemos notar que no final do versículo Paulo nos traz a seguinte frase: “se houver algo de excelente ou digno de louvor”.


Para mudar nossa forma de pensar devemos nos alimentar daquilo que for excelente ou digno de louvor. Isso deve ser o que vai nortear nossos pensamentos, mas como fazer isso?


A própria palavra de Deus nos diz como:

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1:8)”.


A primeira coisa que deveríamos fazer para mudar nosso modo de pensar é ler a palavra de Deus, porém não é somente isso. Como Deus diz a Josué, é necessário meditar na palavra.


É óbvio que não estamos falando em sentar no chão com as pernas cruzadas e os braços repousados nos joelhos numa posição de meditação oriental.


Meditar é refletir, é estudar, é pensar bastante na palavra. Isso faz com que a palavra entre em nossa mente de forma muito forte e seja mantida lá. Como Deus disse a Josué isso nos levará a ter ações que nos possibilitem cumprir a vontade de Deus e prosperaremos e seremos bem-sucedidos em nosso caminho neste mundo.


Quando apenas lemos algo sem meditar naquilo estamos apenas passando o tempo. Pouca ou nenhuma das informações lidas serão guardadas em nossa memória.


Sugiro que separemos um tempo para ler a Bíblia Sagrada e depois meditar naquilo que foi lido. Se possível pesquise online explicações daquele texto para te ajudar.


Tudo o que é verdadeiro


Voltando ao texto, Paulo pede para pensarmos no que é verdadeiro. Bem, isso deveria ser básico para todo cristão. Deveríamos buscar informações confiáveis e verdadeiras a respeito de algo, principalmente quando se trata da palavra de Deus.


Se tentamos encontrar verdades na política, por exemplo, encontraremos bem pouco. O político não revela exatamente quais são seus pensamentos e objetivos.


Se buscamos a verdade na palavra de Deus nós a encontraremos, pois cremos que a palavra de Deus é a verdade vinda da parte dEle. Se queremos realmente a verdade devemos busca-la em Jesus Cristo:


Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim (João 14:6).


Se queremos conhecer a verdade devemos ir a Jesus buscando conhecer com todas nossas forças aquilo que Ele falou e fez.


Agora, não existem outras verdades? Creio que sim, mas se nós buscarmos a verdade em Deus as outras “verdades” estarão submetidas àquilo que Deus nos ensinou através da palavra dEle. Assim, se eu encontrei uma verdade neste mundo e essa verdade se opõe à palavra de Deus, então devo rejeitá-la. Dessa forma, minha mente continuará sã e meus pensamentos serão alimentados com a verdade vinda de Deus.


Não quero dizer que não nos alimentaremos de informações externas à palavra de Deus, pois algumas dessa informações estão relacionadas à profissão que escolhi, por exemplo. Quero dizer que tudo que é verdadeiro precisa ser medido, precisa estar de acordo com a palavra de Deus.


Tudo o que for respeitável


A palavra grega usada por Paulo traduzida aqui por respeitável é “semnos”. O significa dela é mais ou menos o seguinte: “profundamente respeitado porque visto como majestoso”.


Note que as palavras em português usadas nas várias traduções da Bíblia não conseguem nos mostrar todo o significado dessa palavra grega. Isso é algo que devemos analisar quando estamos estudando a Bíblia.


Bem, ser respeitável aqui é o pensamento mais nobre que podemos ter. É até difícil de explicar, mas é algo que nos eleve em pensamento; não consigo imaginar um pensamento tão elevado que não seja o pensamento em Deus. Esse pensamento pode ser através da meditação na palavra de Deus ou em oração.


Essa duas práticas devem fazer parte do dia a dia do cristão para que tenhamos uma mente com pensamentos verdadeiros, elevados, nobres, respeitáveis.


Tudo o que é justo


Um dos sentidos da palavra grega para justo é “que observa as leis divinas, que o sentir e agir está inteiramente conforme a vontade de Deus”.


Mais uma vez vemos a relação da palavra grega com Deus.


Aqui, o ser justo é estar andando conforme a vontade de Deus. Serei repetitivo, pois percebo que Paulo estava escrevendo a cristãos e como cristãos eles deveriam ter uma mente voltada para pensar em Deus.


Existem muitas pessoas corretas neste mundo que não querem saber de Deus, mas Paulo não está falando delas, pois sem Deus elas não alcançarão salvação.


Paulo quer que seus leitores alcancem a salvação e para isso precisa haver uma mudança de vida. Para que haja mudança de vida precisamos mudar nosso modo de pensar porque quando não conhecíamos a Cristo nosso modo de pensar nos levava a fazer tudo conforme a vontade do “mundo”, mas agora, se nos convertemos a Cristo, então não podemos pensar da mesma forma de antes, pois isso não representaria uma mudança.


Aceitar a Cristo é aceitar também que precisamos mudar nossa forma de agir e isso só é possível mudando nossa forma de pensar. Nos lembremos que agimos conforme nosso modo de pensar, portanto pensemos no que é justo segundo a palavra de Deus.


Tudo o que é puro


Vamos ver o sentido da palavra grega para puro: “santo, puro de sensualidades, imaculado, limpo”.


Ser puro é ser limpo; ser limpo das sensualidades, ser imaculado, ou seja, sem manchas.


É algo muito forte. Quando ocupamos nossa mente com pensamentos sensuais, são esses pensamentos que vão dominar nossas ações e creio que não é isso que queremos, mas queremos que nossas ações sejam respeitáveis conforme vimos anteriormente.


Se nos alimentamos de coisas sensuais nas redes sociais, na internet, na televisão etc., alimentaremos nossa mente com essas coisas. Eu não deveria ter de escrever isso, mas o cristão não deve e não pode buscar essas coisas, mas sim buscar aquilo que agrada a Deus.


Tudo o que é amável


A palavra grega usada por Paulo é usada somente aqui e em nenhum outro lugar no novo testamento.


Ela tem o seguinte significado: "cuidado afetuoso, propriamente digno de afeição pessoal; portanto, muito valorizado, ou seja, vale o esforço de ter e abraçar”.


Aqui vemos que Paulo está falando que somente algo que pode se tornar realmente íntimo de nós que deveria ocupar nossa mente. Digo isso porque algo que é digno de nossa afeição pessoal só pode ser algo íntimo. Em geral, não temos intimidade com algo que não tem nossa afeição, que não seja valorizado de tal forma que queiramos ter e abraçar.


Se algo está ocupando nossa mente e notamos que não nos está fazendo bem, deveríamos nos esforçar para retirá-lo de lá e colocar algo digno de nossa afeição no lugar.


Mais uma vez a palavra de Deus e a oração nos ajuda nisso. Queremos ter pensamentos amáveis? Vamos buscar ter cada vez mais afeição e desejo de ter Cristo em nossa vida e um dia, quem sabe, poder abraça-lo.


Tudo o que é de boa fama


Aqui a palavra grega tem alguns sentidos: “algo que soa bem, coisas faladas com um espírito gentil, com boa vontade para com os outros; algo de boa reputação”


Bem, vemos que algo de boa fama é algo que tem boa reputação e também algo que é dito com um espírito gentil.


Dessa forma, podemos afastar de nossas mentes tudo que é dito de forma agressiva ou que maltrata o outro. Também, podemos deixar de lado tudo o que ouvimos de pessoas que não têm uma boa reputação.


Hoje me dia vemos propagandas, músicas, filmes, séries etc. das mais diversas que usam pessoas famosas, mas de péssima reputação; que falam e agem agressivamente e, muitas vezes, de forma a agredir aqueles que creem em Jesus.


Infelizmente, muitos de nós, inclusive eu mesmo, já demos ouvidos a essas pessoas porque em algum momento disseram algo que nos agradou e que naquele momento nos pareceu ser uma verdade, mas, naquele momento, não usamos a palavra de Deus para ver se era algo que deveríamos aceitar em nossa vida e terminamos por guardar aquilo em nossa mente.


A minha sugestão é que nos livremos de tudo isso para que possamos ter uma mente cheia de Deus e, assim termos a saúde mental que tanto desejamos e precisamos.


Que o Senhor te abençoe e te guarde!



409 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Danielle Lopardi
Danielle Lopardi
May 02
Rated 5 out of 5 stars.

Palavra edificante!

Like

Érika Madeira
Érika Madeira
Apr 03

Excelente explicação!

Like
Marcelo Salles Pereira
Apr 06
Replying to

Glória a Deus

Like
bottom of page