top of page
  • Marcelo Salles Pereira

‭‭Os Planos De Jó E Os De Deus

Todos nós fazemos planos e muitas vezes nos esquecemos de submetê-los ao Senhor. Vejamos o que o livro de Jó pode nos ensinar a respeito.



Agenda, caneta, régua e outros itens.
Figura1: A figura mostra o que usamos para fazer planos, mas sem Deus esses planos não terão bom êxito.

Sumário

 

 

Introdução

 

Fazer planos faz parte de nossas vidas. No final do ano muitos tentam ganhar uma quantia enorme de dinheiro através da “Mega Sena da Virada” e antes que ocorra o sorteio as pessoas já fazem planos de como vão usar o dinheiro que poderão ganhar.


Isso é normal. Basta que haja uma promessa de algo bom que pode acontecer e já começamos a fazer planos.


Mas, nossos planos são apenas nossos?


Vejamos um pouco a respeito.

 

 

Os planos de Jó e os de Deus

 

Texto de Referência

 

Jó 29:18 NVT

 

[18] ‘Por certo morrerei rodeado por minha família’, pensava, ‘depois de uma vida longa e boa.

 

Os planos do homem podem não se realizar. Basta que algo ruim aconteça e tudo vai por água abaixo.

 

Jó se esforçava em não pecar. Ele evitava o mal e praticava boas obras. Socorria os necessitados, não cobiçava mulher alguma, ajudava os estrangeiros, não amaldiçoava os inimigos.

 

Tudo isso lhe trazia a segurança de que seus planos de uma vida longa com sua família se cumpririam.

 

O problema é que Jó se baseou em seus atos de justiça para traçar seus planos, como se isso bastasse para que tudo corresse bem ou que o Senhor tivesse a obrigação de abençoá-lo.

 

O livro de Jó nos ensina que devemos praticar o bem para com todos, porém, não devemos nos fiar nisso. A única coisa na qual devemos colocar nossa confiança é na fidelidade de Deus para com aqueles que são dele, porém, tendo em mente que Ele sabe todas as coisas e que Ele toma as decisões que considera as melhores para alcançarmos aquilo que Ele traçou para nós.

 

Se rebelar contra isso não resolverá nada e ainda vai acrescentar ansiedade, depressão e outros problemas da mente.

 

A Palavra de Deus nos ensina que precisamos praticar as boas obras tendo em mente que isso é agradável a Deus e não com a intenção de recebermos algo em troca ou pensando que o Senhor tenha alguma obrigação conosco. Creio que você já ouviu que devemos orar exigindo que o Senhor faça o que queremos.

 

Porém, aceitar principalmente as dificuldades sem entender quais são os planos do Senhor é muito difícil para cada um de nós, porém, isso ocorre porque não sabemos o que o Senhor quer de nós. Aqueles que já sabem qual é o seu chamado específico passam a esperar no Senhor, mesmo no meio das dificuldades.

 

Como vimos, Jó achava que fazendo o bem a todos seria o suficiente, mas depois de tudo o que acontece e depois do Senhor se apresentar e falar com ele é que ele entende que não sabia nada. Veja a conclusão de Jó:

 

³ Tu perguntaste: ‘Quem é este que, sem conhecimento, encobre os meus planos?’ Na verdade, falei do que eu não entendia, coisas que são maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.

⁴ Disseste: ‘Escute, porque eu vou falar; farei perguntas, e você me responderá.’

⁵ Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.

Jó 42:3-5

 

Insisto que precisamos conhecer ao Senhor, sendo que uma das formas é estudando a Palavra dEle. Se ao tentar entender algo na Palavra tivermos alguma dificuldade, podemos buscar na internet, mas tomando o cuidado de ler aquilo que não seja estranho. Podemos perguntar ao pastor da igreja local ou a algum irmão que tenha sabedoria para nos ensinar, podemos ler livros também. Tudo isso são formas que nos ajudam no entendimento da Palavra de Deus.

 

Te incentivo a ler a Palavra de Deus em primeiro lugar, não deixe isso em segundo plano. A leitura da Palavra vai começar a ser luz que iluminará seus passos e o seu caminho. Por favor, nãos e esqueça disso.

 

 

Conclusão

 

Vimos que Jó tinha em mente que praticando as boas obras seria o suficiente para que ele tivesse uma vida longa junto com sua família. Esse pensamento não é de todo errado, mas se não nos basearmos em Deus e não apenas nas obras, então, estamos num caminho que não nos levará a cumprir o que o Senhor quer de nós.

 

Além disso, na verdade chegaremos em algum momento a concluir que não sabemos nada do Senhor, assim como aconteceu com Jó.

 

Espero que tenha ficado claro o que quis passar ao leitor.

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

 

 

Dica De Leitura

 


As teses de Satanás: Descubra como a história de Jó pode ajudar a enfrentar os desafios de hoje

por Hernandes Dias Lopes

 



Sinopse


Com os ouvidos eu tinha ouvido falar a teu respeito, mas agora os meus olhos te veem (Jó 42:5).

Neste livro, Hernandes Dias Lopes utilizando a vida de Jó como plano de fundo nos apresenta ricas lições para os dias atuais.

Jó tem sua vida atacada implacavelmente pelo inimigo que desta maneira quer provar que suas teses são verdadeiras, mas as mesmas são refutadas categoricamente por Jó.

Deus reverte a situação, vira a mesa. Deus restitui tudo que Satanás tirou, e o faz em dobro. A leitura deste livro pode aquecer seu coração, reanimar sua alma e redirecionar seus passos.

Por meio deste livro o autor nos incentiva a não perder a esperança. Talvez você ainda esteja num vale escuro, com o corpo surrado pela doença e com as lágrimas rolando pelo seu rosto. Talvez você esteja com o casamento abalado, com os filhos sendo atacados pelo adversário e com os amigos se insurgindo contra você. Não perca a esperança! O sol voltará a brilhar. As nuvens escuras passarão, e um tempo novo, de refrigério da parte do Senhor, virá sobre a sua vida.

Saiba disso: ainda que Satanás acuse você ou insinue coisas horríveis a seu respeito, Deus guardará você e o conduzirá em triunfo!



Manter este site consome tempo e recursos. Se quiser e puder nos apoiar, por favor, compre pelo botão abaixo.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page