top of page
  • Marcelo Salles Pereira

Preocupações

Todos temos preocupações, mas como enfrentá-las?



Texto de referência:


Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.


Salmos 55:22




Sumário


Introdução


Quantos de nós ao acordar já são inundados com vários pensamentos baseados em problemas que estão se acumulando, sem nenhum direcionamento ou sem nenhuma solução à vista?

Quantos de nós não sabemos o que fazer com esses problemas e vamos deixando-os para serem resolvidos mais tarde como se isso fosse ajudar de alguma forma?

Várias pessoas que ainda não entregaram sua vida a Jesus conseguem trabalhar bem seus problemas, dando prioridade para os mais urgentes e os resolvendo o mais rápido possível para evitar que se acumulem.

Essas pessoas muitas vezes agem com mais sabedoria que aqueles que um dia entregaram suas vidas a Jesus.

Vamos pensar um pouco a respeito?


Como temos agido?


Hoje em dia temos muitas pessoas, incluindo cristãos, que têm procurado cada vez mais a ajuda de psiquiatras e psicólogos por causa de estresse, depressão, ansiedade, entre outros motivos. Não quero dizer que não devíamos fazer isso, mas o propósito desse artigo é outro.

Isso provavelmente é causado pelo estilo de vida que temos vivido. Um estilo que nos empurra para consumo excessivo, desejo excessivo, trabalho excessivo e outras coisas mais que você poderá exemplificar se quiser.

Todos os que estão lendo esse texto estão utilizando algum meio eletrônico, como smartphone, tablet, computador. Estar lendo esse texto por esses meios é bom porque você está interessado em aprender mais da palavra de Deus, mas e quanto ao tempo que passamos em outras coisas que não seja o aprendizado da palavra de Deus?

Não sou uma pessoa radical. Eu mesmo assisto filmes, séries, vejo vídeos no Youtube ou nos Reels do Instagram e tenho que admitir que no passado passava muito mais tempo nessas coisas do que deveria.

O que quero dizer é o seguinte: estamos desviando o olhar do que realmente é importante para nos sentirmos mais relaxados, menos preocupados. Não preciso dizer que quando paramos com essas distrações, tudo aquilo que não queríamos lembrar volta para nossas mentes e, muitas vezes, voltamos para as distrações, causando um loop que não nos leva a lugar algum.

Quando percebemos que não dá mais para postergar, para deixar para depois, falamos com pessoas que talvez não estejam tão interessadas em nos ajudar, ou que talvez até tentam. Essas pessoas provavelmente vão querer nos agradar, pensando que isso vai nos aliviar de alguma forma.

Conselhos que visam apenas nos aliviar não são os melhores simplesmente porque não apontam para uma solução, mas apenas para que nos sintamos melhor.

Os melhores conselhos são os realistas, mesmo que esses não nos agradem. Alguém que nos aconselha falando realmente o que precisa ser dito e, quem sabe, o que precisa ser feito, não importando se seremos aliviados ou se nos sentiremos melhor, são as pessoas que realmente deveríamos ouvir.

Hoje, vivemos num mundo no qual todos precisam se sentir agradados de alguma forma. Estão tentando expulsar à força o reconhecimento de quem cada um é realmente. As pessoas querem se chamadas de diversas formas menos daquilo que ela é em seu íntimo.

Quando lemos o novo testamento, vemos vários momentos nos quais aqueles que eram de Deus foram difamados, perseguidos, maltratados e até mortos, mas tem uma coisa: não os vemos reclamando de quem eram ou não os vemos reclamando de Deus, como sendo aquele que era o culpado por seus problemas.

Então, como podemos mudar isso?


Entregue seus problemas


O título dessa seção é para te fazer refletir: entregar meus problemas a quem?

Jesus nos ensinou o seguinte:


“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34)


Um pouco antes Ele disse o seguinte:


"E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?” (Mateus 6:27)

"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:31-33)


O que precisamos fazer é buscar o reino de Deus em primeiro lugar.

O problema é que buscamos coisas que não estão no escopo do reino de Deus, mas que estão no escopo desse mundo.

Como escrevi acima, buscamos coisas para comprar, nos distraímos com coisas que não nos acrescentam nada, criamos preocupações por dizermos algo que não representa um filho de Deus perante as pessoas.

Buscar o reino de Deus é colocá-lo à frente de tudo que fizermos. Eu sei, eu sei que isso não é fácil. Às vezes eu peço perdão à Deus depois de ter percebido que fiz algo sem colocá-lo à frente.

Então, muitas vezes criamos problemas por não pensarmos em Deus e em como Ele poderia nos ajudar em determinada situação.

Se entregarmos diariamente nossas vidas, problemas, preocupações a Ele, a palavra de Deus nos garante que Ele sabe de tudo o que necessitamos e que Ele mesmo irá resolver essas necessidades em nossas vidas. Para isso é necessário fé e creio que todos que estão lendo possuem fé. Se não, peçam a Deus que a todos dá liberalmente.

Apenas para que você reflita um pouco: existe alguém mais confiável e sábio para te ajudar a enfrentar e resolver seus problemas do que Deus? Ou você acha que uma pessoa próxima, como um amigo ou amiga, são mais confiáveis e sábios do que Deus?

Creio que se você entendeu, você passará a confiar seus problemas e preocupações ao Senhor.


E quanto ao ser justo?


Na parte final do texto de referência tem algo importantíssimo. Deus não permitirá que o justo caia.

Isso é importante porque condiciona o que foi dito anteriormente. É o justo que não vai cair, pois o Senhor o vai sustentar em meio aos seus problemas.

Quando agimos de forma que não devíamos estamos sendo injustos. Deveríamos ter isso em mente.

Eu mesmo já me justifiquei em responder rispidamente alguém depois de ter sido provocado pela pessoa. Achava que isso era justo, pois não fui eu quem iniciou o conflito. Se não colocamos o reino de Deus em primeiro lugar certamente vamos nos considerar justos nesse tipo de situação, mas na verdade estamos fazendo exatamente o contrário, pois o Senhor Jesus nos ensinou:


"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.

Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.” (Mateus 5:38,39)


O olho por olho não serve mais como justificativa, não é mais o justo a ser feito. Jesus aboliu isso.

Perceba que, se não respondermos de forma agressiva poderemos até ter uma oportunidade de resolver a situação no momento que ela ocorrer, nos acalmando e tentando acalmar a outra pessoa. Isso pode evitar algo que iria se estender sabe-se lá por quanto tempo.

Se a justiça é tão importante para nossa vida com Deus porque temos tanta dificuldade em utilizá-la em nossa vida?

Bem, não vou me responder a isso, mas fica a pergunta para você refletir a respeito e tirar suas próprias conclusões.


Conclusão


Embora todos tenhamos problemas, como os estamos enfrentando? Estamos entregando cada problema, cada preocupação ao Senhor para obtermos dele uma resposta e Sua ajuda?

Estamos aliviando nossa carga lançando sobre Ele nossa ansiedade sabendo que Ele tem cuidado de nós?

Essas perguntas precisam ser respondidas por cada um de nós e te incentivo a refletir a respeito e respondê-las com sinceridade, pois somente assim conseguiremos mudar algo em nós.


Que o Senhor te abençoe e te guarde!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page