Vejamos um texto que nos apresenta três "espíritos".
Texto de Referência
I Coríntios Cap. 2 | ARC
11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
Sumário
Introdução
Desde que nascemos somos influenciados pelo mundo externo, e isso é importante porque é assim que aprendemos.
Durante nosso desenvolvimento somos influenciados principalmente por nossos pais, e essa influência pode ser boa ou ruim, dependendo se nossos pais são bons ou ruins.
A partir de um certo período começamos a ser influenciados por outras pessoas principalmente por aqueles que consideramos amigos.
Avançando ainda mais começamos a ser influenciados por ideias que ouvimos em vários lugares, seja por um amigo, seja por um vídeo, seja por um filme, seja por uma música, ou qualquer outra coisa.
Vejamos o que podemos aprender com os versículos que lemos a respeito de influências.
Influências e Tendências
Nestes versículos vemos três espíritos: do homem, de Deus e do mundo.
A palavra em grego é a mesma: “psuche”, porém o uso da palavra é diferente nos três casos.
No primeiro, o espirito do homem, mostra um conhecimento interno ao próprio homem.
No segundo, o Espírito de Deus, mostra um conhecimento interno do próprio Deus e que o ser humano pode receber.
No terceiro, o espirito do mundo, é algo externo que o ser humano pode receber também.
O espírito do homem pode receber um dos outros dois espíritos, ou o Espírito de Deus ou o espirito do mundo.
Essa é uma decisão consciente de cada pessoa.
Quando nos convertemos, trazemos de nosso passado todos nossos traumas, nossas experiências boas e ruins, nossos aprendizados e as pessoas com quem convivemos.
Tudo isso nos influencia no presente e muitas dessas coisas precisam ser mudadas, ou melhor, precisam serem deixadas para trás.
Filipenses Cap. 3 | ARC
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,
14 prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Tudo isso vem do velho homem que precisa ser deixado para trás.
Precisamos ser revestidos do novo homem que é criado pelo espírito de Deus em nós.
O velho homem recebeu o espírito do mundo, mas o novo homem recebe o espírito de Deus.
Como disse, quem vamos receber em nosso espírito depende de nossa própria decisão.
Após a conversão iniciamos um processo de um novo aprendizado, o aprendizado anterior que ajudou a formar o velho homem não servirá na formação do novo homem.
Este novo homem precisa diariamente ser ensinado pelo espírito de Deus através de sua palavra e de uma vida de oração e prática de tudo que está sendo aprendido.
Todos que têm uma profissão sabem que precisam aprender os processos dessa profissão através da prática diária. Da mesma forma, o novo homem precisa aprender através da prática diária da palavra de Deus.
A batalha externa pelo nosso espírito está sendo travada a cada momento de nossas vidas e não deve ser menosprezada.
Programas de TV, streaming de filmes ou séries, novelas, programas esportivos, músicas tanto seculares quanto gospel, os chamados influenciadores digitais, políticos, vendedores, pregadores da palavra , tudo isso pode nos influenciar.
A influência vai depender de nossa própria escolha. Se buscarmos a influência em coisas que não provém de Deus, então receberemos o espírito do mundo. Se buscarmos a influência naquilo que provém de Deus, então receberemos o espírito de Deus.
Então, percebemos que temos o poder de decidir de onde virá aquilo que nos influencia.
Tudo depende de nossa vontade e isso não é algo tão simples de ser usado corretamente.
Nossa vontade por muito tempo foi influenciada pelo espírito do mundo. Ela tem a tendência de continuar sendo influenciada por esse espírito.
A questão agora é ensinarmos nossa vontade a tender para o espírito de Deus. Aí entra a prática diária da palavra de Deus.
Como sempre, quero incentivar a todos que estão lendo este artigo que tenham ou adquiram a prática diária de estudar a palavra de Deus.
Como dizem, a prática leva a perfeição, porém sabemos que neste mundo nunca seremos perfeitos.
Isso não deve nos desanimar, mas exatamente o contrário, deve nos animar a buscarmos sempre o melhor e, assim, nos aproximarmos o máximo que pudermos daquele que é perfeito e que um dia nos fará perfeitos quando estivermos com ele para sempre no céu.
Conclusão
Irmãs e irmãos, não escrevi nada de novo, mas apenas aquilo que todos os que são convertidos deveriam saber.
De vez em quando, devemos ler e ouvir coisas que nos lembrem do que devemos fazer.
Precisamos diariamente da influência do espírito de Deus em nossas vidas, pois só assim poderemos alimentar o novo homem para que ele cresça em estatura e graça diante do Senhor.
Pense nisso e espero humildemente que todos nós sejamos inteligentes para escolhermos diariamente a influência do espírito de Deus.
Que o Senhor te abençoe e te guarde!
Comments