top of page
  • Marcelo Salles Pereira

Quem são os que exalam o bom perfume de Cristo?

Se você está lendo esse texto talvez esteja se perguntando: que título é esse? É lógico que os cristãos são o bom perfume de Cristo. Leia e entenda o porquê do título.




Texto de Referência

 

II Coríntios Cap. 2 | NVI


15 porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo.

16 Para estes somos cheiro de morte; para aqueles, fragrância de vida. Mas quem está capacitado para tanto?



Sumário

 

 

Introdução

 

Ah, como é bom sentir um bom perfume, seja natural, vindo de uma flor, seja um bom perfume criado em laboratório.


Todos gostamos de estar perto de alguém que está exalando um cheiro que nos acostumamos a chamar de “gostoso”. Ah, que cheiro “gostoso” aquela pessoa está exalando, dizemos.


Sabemos que a palavra “gostoso” não é correta aqui, porque algo “gostoso” é algo que conseguimos experimentar com nosso sentido de paladar, porém, todos que ouvem essa expressão entendem que queremos dizer que o perfume é “bom”.


A Bíblia usa a expressão “bom perfume de Cristo”, ou seja de forma correta, mas essa expressão está contida dentro de um contexto, e é sempre bom entendermos o contexto para evitarmos falar de algo que não está escrito ou que não foi o objetivo de quem escreveu.


Hoje em dia, muitos estão tirando conclusões da palavra com o objetivo de agradarem as pessoas, porém, tudo o que foi escrito foi escrito para nos levar a um conhecimento de Deus, não para nos agradar.


Ouvimos falarem que a Bíblia Sagrada é a revelação do Deus eterno para o ser humano, mas queremos usá-la para revelar somente as bençãos prometidas, não as maldições decorrentes da não obediência.


É algo sério que deveria nos encher de temor a Deus.


Eu mesmo quase me perdi na leitura dos versículos de nosso texto de referência, mas creio que percebi a tempo e creio que o que você vai ler está de acordo com o contexto bíblico.

Por favor, leia tudo e tire suas próprias conclusões.

 

 

Quem são os que exalam o bom perfume de Cristo?

 

Quero começar já revelando que neste texto Paulo está falando dele mesmo e daqueles que o acompanhavam por todo lugar, espalhando o conhecimento de Cristo.


Esse conhecimento de Cristo é exalado como um perfume saindo do apóstolo e chegando até aqueles que estavam sendo salvos e aos que estavam perecendo, isto é, esse perfume chegava a todos em volta do apóstolo.


Aqui não existe meio termo. Ou a pessoa está caminhando na estrada para a salvação ou está caminhando na estrada para a perdição (nada a ver com o filme de Tom Hanks, ok?).


O conhecimento de Cristo ou leva a pessoa à morte ou à vida.  É uma escolha pessoal, baseada não em sentimentos, mas na fé verdadeira, como está escrito:

 

“porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".” (Romanos 1:17)

 

 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)

 

Mas, por que estou dizendo que o conhecimento de Cristo ou leva a pessoa à morte ou à vida?


Bem, para aqueles que nunca conheceram a Cristo, Paulo nos diz que se esses praticavam naturalmente o que a Lei ordenava, então, a Lei estava gravada neles:

 

“(De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.)” (Romanos 2:14,15)

 

Não estou dizendo que esses que nunca conheceram a Deus serão salvos, mas quem decide quem será salvo é Deus e não nós, certo?


Perceba que, se falamos de Cristo a alguém, essa pessoa passou a conhecê-lo, ou seja, não tem mais para onde ir, ou a pessoa conscientemente aceita o que ouviu e deseja ouvir mais, ou a pessoa rejeita e continua seguindo a estrada que ela mesma escolheu.


Não há desculpas diante de Deus!


Essas palavras são duras? Peço apenas que pensem por vocês mesmos, segundo o que está escrito na palavra de Deus e cheguem a suas próprias conclusões, desde que não sejam contrárias à palavra.


Sim, para mim é difícil escrever isso, mas sabemos que nem todos serão salvos. Na verdade, a palavra de Deus declara que “muitos são chamados, mas poucos os escolhidos”.


Estar entre os poucos é o nosso objetivo de vida, porém, precisamos ter cuidado para não nos orgulharmos por estarmos neste grupo. Os judeus se orgulharam de serem chamados de filhos de Abraão e Paulo é usado para repreendê-los por isso.


Não devemos ter orgulho de estarmos no caminho que leva à porta estreita, no caminho da salvação, mas devemos orar e falar do conhecimento que temos de Cristo para que, de alguma forma, também venhamos a exalar o bom perfume de Cristo e levar as pessoas a uma decisão, que é uma decisão eterna, pense nisso. Não é algo que a pessoa terá que conviver por alguns dias, meses ou anos, mas por toda eternidade.


Acredito que devemos orar e falar de Cristo para aqueles que estão no caminho da perdição. Eles precisam ouvir para que, se tomarem a decisão, façam um desvio e comecem a caminhar pelo caminho da salvação.


Como escrevi antes, nem todos aceitarão mudar de caminho, mas a nossa parte não é forçarmos ninguém, mas levá-los a refletir e a tomarem essa decisão. Ainda, como escrevi, é uma decisão pessoal, porém que tem consequências eternas.


Persigamos o sermos reconhecidos como portadores do bom perfume de Cristo. Falemos dEle para os perdidos, oremos por aqueles que ainda não sentiram o aroma que leva à vida, prossigamos em ter um conhecimento cada vez maior de Cristo, pois a palavra diz:

 

“⁵² Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” (Lucas 2:52)

 

Como imitadores de Cristo, vamos buscá-lo cada vez mais para que também cresçamos em estatura e graça diante de Deus e dos homens.


Creio que só assim exalaremos o bom perfume de Cristo.

 

 

Conclusão

 

O que você achou do texto? Ele te faz refletir no bom perfume de Cristo e se todos os cristãos que estão dentro da igreja exalam esse perfume?


Sim, eu creio que todos que estão dentro da igreja invisível exalam esse bom perfume, porém, estou me referindo àqueles que estão dentro de uma igreja física.


Minha intenção com os textos que escrevo é levar primeiramente a mim mesmo e depois as pessoas a refletirem por si mesmas e chegarem a uma conclusão que seja bíblica e, se assim for, verdadeira.


Reflitamos mais na palavra de Deus, oremos mais pedindo entendimento da palavra, falemos mais da palavra para as pessoas, vivamos mais e mais a palavra diariamente e, em algum momento, tanto eu quanto vocês exalaremos o bom perfume de Cristo.


Que o Senhor te abençoe e te guarde!




 

Dicas de Leitura


Obs: por falta de bons livros que falem especificamente do bom perfume de Cristo, estou colocando uma Bíblia Sagrada.


Bíblia ARC Perfume de Cristo - Letra Gigante: Com Harpa Avivada e Corinhos


A Almeida Revista e Corrigida (ARC) foi traduzida por João Ferreira de Almeida e é conhecida como a Edição Revista e Corrigida (1898, 2009).

Uma das características da ARC é a linguagem clássica, praticamente erudita. Essa tradução preza pela equivalência formal, ou seja, Almeida procurou reproduzir no texto traduzido os aspectos formais do texto bíblico em suas línguas originais (hebraico, aramaico e grego).

No tempo em que Almeida publicou sua tradução pela primeira vez (ca. 1681), era costume dos tradutores indicar pelo tipo itálico (inclinado) toda e qualquer palavra que precisasse ser inserida na tradução para dar sentido ao texto, o que foi fielmente conservado pela ARC.





Quer e Pode Nos Apoiar?


Caso queira nos apoiar e tenha condições de fazê-lo, por favor, compre pela imagem abaixo.






 

255 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page