Jesus mostra aos fariseus que uma de suas tradições os faziam transgredir a ordem divina.
Esta imagem mostra Jesus conversando com os fariseus.
Sempre que Jesus repreendia os fariseus, eles ao invés de aceitarem a repreensão e mudarem seu rumo, o odiavam ainda mais.
Este embate terminou quando conseguiram condenar Jesus à cruz do calvário. Eles acharam que venceram, mas na cruz foram vencidos juntamente com o poder do pecado.
Sumário
Texto de referência
Mateus Cap. 15 | A21
4 Pois Deus ordenou: Honra teu pai e tua mãe; e, Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe certamente morrerá.
5 Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou sua mãe: O que de mim poderias receber como benefício é oferta dedicada ao Senhor,
6 ele de modo algum terá de honrar seu pai. Assim, por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus.
Introdução
Hoje ouço falarem sobre a destruição das tradições da sociedade ocidental com o objetivo de colocar o socialismo no lugar. Concordo. Isso realmente tem acontecido, porém, não vou escrever sobre política.
Essa ideia de tradição é poderosa. A tradição leva gerações a agirem de uma mesma forma, mantendo algo que eles consideram importante “vivo”, ou seja, essas gerações não querem que aquela tradição termine. Uma tradição pode ser boa ou pode ser ruim e isso depende de uma série de fatores.
Um desses fatores é uma tradição cultural. A sociedade ocidental criou tradições baseadas na ética judaico-cristã. Assim, essas tradições se refletiram nas leis das nações ocidentais, além de influenciar toda a sociedade.
Não tenho como escrever em detalhes sobre essas coisas. Existem livros inteiros que debatem tudo isso.
Vamos nos voltar para uma tradição específica dos fariseus que os levava a transgredir a palavra de Deus.
Tradição versus Ordem de Deus
Neste texto, os fariseus viram os discípulos comendo sem lavar as mãos. Por isso, eles questionaram a Jesus, dizendo que aquele ato transgredia a tradição dos anciãos.
Segundo o comentário de Cambridge, os anciãos eram os mestres da lei e os escribas (Apologeta). Esses criaram regras além daquelas que foram ordenadas por Deus. Por isso, em certo momento, Jesus disse que eles colocaram cargas pesadas sobre os israelitas (Mateus 23:4).
Ele começa respondendo aos fariseus com outra pergunta, algo que Jesus fazia com frequência:
Mateus Cap. 15 | A21
3 Ele, porém, respondeu-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?
Primeiro notemos que os fariseus vieram com a tradição de homens (os anciãos), porém, Jesus responde com o mandamento de Deus.
Já de cara podemos ver a natureza dos fariseus. Eles se preocupavam com aquilo que vinha dos homens, não de Deus. Eles tinham extremo respeito pelos mestres da lei e seguiam quase que sem questionar. Podemos até dizer que os discípulos desses mestres tinham a “cabeça feita” por eles.
Aí, Jesus começa a respondê-los efetivamente, iniciando com nosso texto de referência.
Agora, Jesus inverte as coisas. Antes os fariseus usaram a tradição dos homens e Jesus responde com a transgressão de mandamentos por causa da tradição deles.
Jesus começa dizendo “pois Deus ordenou”. Uma ordem de Deus é sempre superior que qualquer ordem humana, por mais sábia que esta ordem humana pareça ser.
Como que alguém que diz acreditar na palavra de Deus aceita algo que não tem a ver com essa palavra? Pessoas que não questionam o que elas vêm ou ouvem estão fadadas a serem usadas por aquelas pessoas mal-intencionadas. Cuidado, meus irmãos e minhas irmãs em Cristo.
Jesus usa o quinto mandamento para mostrar o erro dos fariseus. Este mandamento é o de honrar o pai e a mãe e é o primeiro mandamento que tem promessa:
Êxodo Cap. 20 | A21
12 Honra teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Qualquer israelita naquele tempo sabia que a terra onde moravam foi dada por Deus e conheciam esse mandamento que impunha a obrigação de honrar o pai e a mãe para permanecerem nesta terra.
Certamente os fariseus se lembraram de toda transgressão de seus antepassados cuja consequência os levou para o cativeiro. Eles sabiam que não obedecer a uma ordem de Deus trazia consequências ruins.
Jesus continua fazendo o contraponto com o que os fariseus diziam. Segundo o que lemos, os fariseus ensinavam que os filhos precisavam entregar a oferta ao Senhor, mesmo que isso os impedisse de ajudar o pai e a mãe.
Jesus lhes mostra que esse ensino era uma transgressão ao mandamento de honrar ao pai e a mãe. Isso é hipocrisia pura e Jesus os chama de hipócritas.
Ele finaliza dizendo que os fariseus invalidavam a palavra de Deus por causa de uma tradição humana.
Uau, que resposta de Jesus. Ele tocou no âmago da questão e é óbvio que os fariseus se ofenderam. Todos que não reconhecem uma verdade que diz respeito a si mesmo certamente ficará ofendido e ficar ofendido não leva a pessoa a uma mudança. Como cristãos precisamos colocar tudo à prova e reter o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21), mesmo que isso nos ofenda de alguma forma. Se a retenção pede uma mudança, então devemos mudar.
Note que Jesus está mostrando uma das atitudes dos fariseus e que essa atitude era extrema porque os levava a transgredir uma ordem de Deus. O apóstolo Paulo nos diz que devemos ser moderados em tudo (2ª Timóteo 4:5). Moderação é uma virtude que leva a pessoa a permanecer na medida exata de algo. Sendo mestres os fariseus deveriam ser os primeiros a honrarem o pai e a mãe, mas eles estavam mais preocupados com as ofertas na casa de Deus. As ofertas são necessárias, mas elas não deveriam substituir a ordem de Deus de honrar ao pai e a mãe.
Quando prestamos atenção ao texto percebemos que Jesus queria mostrar não somente aos fariseus, mas principalmente aos discípulos, que eles não deveriam usar tradição alguma de ser humano para invalidar aquilo que Deus já tinha ordenado.
Olhando para nossos dias vemos cristãos compactuando com líderes que já foram condenados pela justiça e que pregam coisas totalmente contrárias à palavra de Deus. Te pergunto, leitor, o que você acha que Jesus diria a essas pessoas?
Tudo o que aprendemos da palavra de Deus precisa ser colocado em prática, senão nós mesmos incorreremos na hipocrisia e seremos transgressores da palavra.
Em minha opinião eu preciso analisar minha vida, tentando encontrar algo que seja uma tradição para mim mesmo e, se encontrar, analisar se é algo contrário à palavra de Deus. Se sim, preciso deixar a tradição e me voltar para o Senhor.
Conclusão
Tradições são excelentes quando não nos levam a transgredir a palavra de Deus.
Todos temos alguma tradição vinda de nossas famílias. Uma tradição simples que recebi de minha mãe é comer macarrão aos domingos (rs). Isso não transgride a palavra de Deus.
Agora, posso ter outras tradições que sejam ruins. Devo encontrar essas e eliminá-las de minha vida.
Se posso dar uma opinião, avalie suas tradições ou hábitos e veja se não está transgredindo a palavra de Deus. Se sim, se arrependa, ore ao Senhor e deixe essa tradição ou hábito.
Que o Senhor te abençoe e te guarde!
Dica de leitura
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia
por Myer Pearlman
É necessário que todo cristão adquira conhecimento básico das doutrinas expostas na Bíblia Sagrada.
Compreendendo essa necessidade, Myer Pearlman reuniu material vastíssimo e informações de inestimável valor para este livro clássico.
Manter este site consome tempo e recursos financeiros. Caso possa e queira me ajudar, por favor, compre o livro acima pelo botão abaixo.
Comments