top of page
  • Marcelo Salles Pereira

Um pouco sobre Habacuque

A Bíblia Sagrada fala pouco sobre Habacuque, mas vamos tentar ver quem era o profeta usando como referência o livro escrito por ele.

 


home olhando para o céu
Figura 1: Homem olhando para o céu

 


Sumário


 

 

Texto de Referência

 

Habacuque 1:2 | NVI

Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: "Violência! " sem que tragas salvação?

 

 

Meditando na Palavra

 

Hoje quero escrever sobre um homem que não teve medo de questionar a Deus. Não vou esgotar esse assunto, é lógico. Nem tenho condições para isso. Apenas vou tentar entender quem era Habacuque, usando apenas o que tenho a respeito dele, e o que tenho deste profeta é o livro que ele escreveu.

 

Vou começar analisando o texto do capítulo um do livro de Habacuque.

 

Primeiro te pergunto: você sabe o que significa o nome Habacuque?

 

Não sei se você sabe, mas o Senhor mudou o nome de alguns personagens bíblicos para que refletisse a personalidade da pessoa a partir daquele momento, ou seja, do momento em que o nome foi mudado.

 

Por exemplo, Deus mudou o nome de Jacó, que significa usurpador, para Israel, que significa príncipe de Deus.

 

Olhando para o nome Habacuque é difícil saber exatamente o que significa. Alguns dizem que pode significar “aquele que abraça” tomando como raiz uma palavra hebraica. Se usarmos uma palavra acadiana pode ser o nome de uma planta perfumada.

 

Então, penso que o nome não traz clareza sobre como ele se relaciona com a personalidade do profeta.

 

Posso apenas entender, como está no livro da dica de leitura de hoje, que o “abraço” pode estar relacionado com alguém que abraça seu oponente quando está numa luta com ele. Não tenho certeza se essa é a melhor explicação, mas a imagem de uma luta sempre envolve algum abraço entre os oponentes. Deixo para você julgar.

 

Bem, se o nome de Habacuque não nos ajuda a entender quem ele era (com a ressalva acima), então temos que tentar encontrar alguma pista no próprio texto que ele escreveu.

 

Logo no início de seu livro Habacuque questiona a Deus num tom até elevado em minha opinião. Isso me mostra que ele parecia ser uma pessoa direta, alguém que fala sem pensar direito? Me parece que Habacuque era assim.

 

Quando encontramos pessoas como Habacuque, mesmo nós cristãos, temos dificuldades em nos relacionarmos com elas. Mas veja que interessante, Deus não tem.

 

E por que ele não tem? Simplesmente porque Ele já sabe o que diremos antes mesmo da palavra chegar em nossa boca. Não é isso que diz Davi em um de seus salmos?

 

Acho isso importante. Deus não se incomoda com questionamentos desde que haja sinceridade no coração da pessoa. Não uma sinceridade maldosa, mas uma sinceridade de um coração que quer fazer o que é certo.

 

Vejamos Gideão. Esse personagem testa a Deus em Juízes 6:36-40:

 

“E Gideão disse a Deus: "Quero saber se vais libertar Israel por meu intermédio, como prometeste.

Vê, colocarei uma porção de lã na eira. Se o orvalho molhar apenas a lã e todo o chão estiver seco, saberei que tu libertarás Israel por meu intermédio, como prometeste".

E assim aconteceu. Gideão levantou-se logo cedo no dia seguinte, torceu a lã e encheu uma tigela de água do orvalho.

Disse ainda Gideão a Deus: "Não se acenda a tua ira contra mim. Deixa-me fazer só mais um pedido. Permite-me fazer mais um teste com a lã. Desta vez faze ficar seca a lã e o chão coberto de orvalho".

E Deus assim fez naquela noite. Somente a lã estava seca; o chão estava todo coberto de orvalho.”

 

Olha que interessante. Gideão queria ter certeza de que o Senhor iria usá-lo para libertar Israel e faz esse teste com o Senhor. A gente não vê Deus reclamando ou dizendo para Gideão: “quem você pensa que é para testar a Deus?”

 

Não, o que o Senhor faz é aceitar os desafios de Gideão e executa exatamente da forma que Gideão o desafiou.

 

Deus sabia que Gideão não confiava em si mesmo. Então o Senhor responde a Gideão, trazendo confiança para ele.

 

Voltando para Habacuque, os questionamentos dele mostram que ele era alguém corajoso. Afinal quem iria dizer para Deus “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças?” Precisa ter coragem para isso, você não acha?

 

Sinceramente, não sei se alguma vez falei assim com Deus. E você?

 

Outra coisa que podemos ver em Habacuque é que ele parecia ser zeloso pela lei. Olha só o que ele diz: “Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece.” Ele parece, vamos dizer assim, chateado com o que ele estava vendo entre o povo.

 

Agora, pensando na questão da justiça, você consegue ver uma alguma relação com o que tem acontecido hoje em dia em nosso país?

 

Habacuque também demonstra que era alguém que esperava a resposta do Senhor. Olha só como começa o segundo capítulo: “Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa.”

 

Que tremendo isso. Hoje, muitos de nós, inclusive eu, falamos com o Senhor e nem esperamos uma resposta. Achamos que ele precisa responder em nosso tempo, não no dele. Tenho a impressão de que somos meio como crianças mimadas, gritando e esperneando querendo algo de seu pai.

 

No último capítulo Habacuque faz uma oração de louvor a Deus, reconhecendo sua soberania.

 

O que posso aprender aqui? Olha, vejo que no processo de questionamentos que Habacuque fez ao Senhor ele terminou por aprender mais sobre o Senhor. Ele termina melhor do que começou. Creio que isso deveria ser o normal na vida do cristão. Você não acha que precisamos conhecer ao Senhor mais e mais a cada dia. Eu penso que sim e você?

 

Bem, isso é o pouco que queria apresentar sobre esse personagem bíblico, um personagem fascinante para mim. E você, o que acha de Habacuque?

 

Espero ter te ajudado de alguma forma a amar mais a palavra de Deus. Esse é o objetivo, ler a palavra e tentar aprender com ela e com os personagens que são descritos nela.

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

 

 

Orando a Palavra

 

Senhor, me ajuda a ter um coração sincero diante de ti e diante dos homens. Sei que preciso mudar, mas sei também que somente o Senhor pode mudar meu coração. Muda meu coração para que eu esteja em Tua presença com um coração puro e temente a Ti.

No nome do Senhor Jesus, amém.


 

Dica de Leitura

 

Habacuque: Aquele Que Luta Com Deus

por Walter J. Chantry (Autor)

 


Sinopse

 

Como se dá com muitos outros personagens bíblicos, o nome do profeta Habacuque — que significa “abraço” — é bastante revelador, pois transmite, especificamente, a ideia de um lutador engalfinhado a seu oponente.

Como Walter Chantry demonstra neste livro empolgante, Habacuque viveu o significado de seu nome ao lutar com Deus em oração no meio de crises dentro e fora de sua nação que, por sua vez, se assemelham às nossas em muitos aspectos. À medida que lemos sua profecia, ouvimos a oração de Habacuque e, em seguida, a resposta do Altíssimo. A resposta divina a princípio parece avassaladora.

Contudo, em seu núcleo está uma revelação gloriosa do próprio cerne do Evangelho. Nesta breve exposição, Chantry apresenta temas oportunos, desafiadores e, todavia, cheios de conforto.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page