top of page
  • Marcelo Salles Pereira

A Quem Queremos Agradar?

Embora hoje em dia se fala contra a dualidade, nós cristãos estamos por assim dizer entre a cruz e a espada. Vejamos a quem devemos agradar enquanto vivermos neste mundo.



Texto de Referência

 

Colossenses Cap. 3 | NTLH


17 E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai.

 


Sumário

 

 

Introdução

 

Hoje em dia o ser humano se desenvolveu tanto cientificamente que acredita que pode fazer e falar cada vez melhor.

 

Existem estudos científicos que identificam novas formas de executar aquilo que sempre foi feito de uma determinada forma. Esses estudos trazem melhorias nos processos para que as pessoas consigam fazer mais e melhor.

 

As pessoas fazem cursos para perder o medo de falar em público e aprendem também técnicas para manter a atenção das pessoas durante sua apresentação.

 

Como seres humanos queremos fazer parte da sociedade e, por isso, acreditamos que precisamos fazer as coisas e falar segundo o que aqueles à nossa volta esperam de nós.

 

Não é fácil viver para agradar as pessoas, mas e quanto ao viver para agradar a Deus?

 

 

Fazer e Falar Para Agradar a Quem?

 

Tudo. Paulo usa essa palavra para mostrar que nosso relacionamento com Deus é um relacionamento de entrega total. Ao usar essa palavra ele não deixa espaço para que façamos ou falemos de uma forma que não agrade a Deus.

 

Ele usa duas coisas que são naturais ao ser humano: fazer algo ou falar. Essas duas ações são basicamente o que fazemos a cada dia de nossas vidas (a não ser que alguém tenha alguma dificuldade que o impeça de fazer algo ou falar, é lógico).

 

Acordamos e logo começamos a fazer coisas. Escovamos os dentes, lavamos o rosto, nos vestimos para o trabalho, trabalhamos executando processos para nossos empregadores. Enfim, estamos sempre fazendo algo a cada dia.

 

Também, quando encontramos alguém, nos comunicamos com a pessoa através da fala. Conversamos com as pessoas sobre os mais variados assuntos. Usamos a fala para abençoar ou amaldiçoar. Falamos coisas belas para quem amamos e podemos injuriar aqueles que não gostamos.

 

Agora, quando conhecemos o Senhor e o aceitamos como nosso Senhor e Salvador, notamos que precisamos mudar nossa forma de fazer várias coisas e nossa forma de falar. Coisas que fazíamos ou falávamos antes não cabem mais na nova vida que temos nEle.

 

Aquele que furtava se esforça para não mais fazer isso. Aquele que traía se esforça para se tornar fiel. Aquele que mentia procura falar a verdade. Aquele que injuriava passa a falar coisas boas das pessoas. Aquele que tinha o costume de amaldiçoar começa a abençoar, inclusive seus inimigos.

 

Antes de conhecer a Cristo fazíamos as coisas para agradar as outras pessoas. Nos preocupávamos com o que os outros iriam pensar e procurávamos fazer e falar de forma que agradava a essas pessoas.

 

Nos esforçávamos para nos enquadrar naquilo que aqueles a nossa volta esperavam. A pressão social é um grande motivador para esse enquadramento.

 

Após conhecermos a Cristo surgem diversas dificuldades. Parece que tudo começa a virar contra nós. Amizades ficam estremecidas, familiares se afastam, vizinhos olham diferente, o trabalho não é mais o mesmo.

 

A fase inicial de nossa conversão nem sempre é fácil (a maioria das vezes é muito difícil), afinal o inimigo não quer que continuemos firmes em nossa decisão de seguir a Cristo. Só de saber isso já devia nos motivar a seguir em frente.

 

Quando pensamos no Senhor devemos nos lembrar que não servimos a qualquer Deus.  Estamos servindo ao único Deus. Foi Ele quem criou todas as coisas. Toda a criação nos deixa de queixos caídos diante da perfeição de como tudo funciona. Como poderíamos fazer ou falar algo que não fosse o nosso melhor?

 

O Senhor deu o seu melhor por nós, seu filho Jesus Cristo. Aquele que foi o único ser humano perfeito em toda a história morreu no lugar dos seres humanos imperfeitos que nem sabiam que precisavam que alguém morresse por eles.

 

Quando digo que devemos fazer o melhor, isso não quer dizer que faremos tudo com perfeição, ou que sempre falaremos com sabedoria, mas apenas que, dentro de nossas limitações, faremos e falaremos da melhor forma que pudermos e sempre tendo em mente que tudo é para o Senhor.

 

Eu não sei cantar, mas me esforço para cantar da melhor forma que posso.

 

Eu não sou o melhor em meu trabalho, mas me esforço para entregar o meu melhor.

 

Não sou teólogo, mas procuro me aperfeiçoar no entendimento da palavra de Deus.

 

Enfim, quando fizermos algo nos lembremos que tudo deve ser feito como que fazendo para o Senhor, não para as pessoas.

 

Por fim, nunca nos esquecemos de agradecer por tudo.

 

Se pararmos para fazer uma lista de tudo que o Senhor tem nos concedido e de todas as situações que Ele nos livrou, ficaríamos muito tempo escrevendo.

 

Só de dispensar a sua misericórdia em nossas vidas já seria um motivo de agradecimento. Não merecemos a graça de Deus, mas por sua misericórdia Ele nos dá gratuitamente.

 

Onde estaríamos sem a misericórdia e a graça de Deus sobre nós. Vamos agradecê-lo por isso.

 

Qual benção eu e você recebemos hoje? Se não conseguir pensar em nada pense que você conseguiu voltar para casa com saúde. Agradeça por isso.

 

Você está trabalhando, ainda que não goste de seu emprego, agradeça por isso, pois te possibilita a pagar por coisas necessárias para viver neste mundo e para ofertar ou dizimar na casa de Deus.

 

Você tem uma família, agradeça ao Senhor por Ela, ainda que haja problemas. Agradeça e busque em Deus as soluções.

 

Têm amigos? Agradeça por eles. Tem inimigos? Agradeça porque isso mostra que você está andando nos caminhos do Senhor e aqueles que são contrários a Ele também estarão contra você.

 

Não há desculpas para não agradecer. Agradeça.

 

 

Conclusão

 

Paulo tinha muita intimidade com o Senhor. Ele sempre colocava o Senhor em primeiro lugar. Sua vida era para o Senhor. Por isso que ele podia dizer que tudo o que fizermos e falarmos devemos fazer ou falar como se fosse para o Senhor. Ele vivia assim.

 

Todos os que já estão um tempo na igreja do Senhor sabem muito bem que Ele nunca pede algo que não possa ser feito.

 

Tudo o que escrevo, escrevo primeiramente para mim. É um alerta.

 

Preciso a cada dia fazer e falar de uma forma que agrade a Deus.

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde!




 

Quer Nos Apoiar?

Se tiver condições e quiser nos apoiar para manter este site, compre o livro na Amazon pelo imagem abaixo.



Dica De Leitura



Livro: Como Viver E Agradar A Deus

Autor: RC Sproul


Sinopse


“De modo bem real, a vida cristã é sempre uma luta. Avançamos e retrocedemos. Escorregamos. Às vezes, parece que o caminho foi besuntado com a graxa mais escorre­gadia que Satanás podia usar. Contudo, como crianças inseguras no alto de um escorregador com medo de se soltar, temos um Pai celestial que perma­nece ao lado da prancha e nos espera no final da descida para nos tomar em seus braços.” RC Sproul


“RC Sproul é um instrumento extraordinário nas mãos do Senhor. Com visão penetrante do texto da Escritura, é um expositor talentoso e um professor de categoria mundial, dotado de compreensão e domínio da Palavra inspirada. Desde que assumiu o púlpito de St. Andrew’s e comprometeu-se com a disciplina semanal de exposição bíblica, esse notável pregador tem demonstrado uma habilidade rara ao explicar e aplicar a Palavra de Deus. Recomendo esta obra a todos que desejam conhecer melhor a verdade e experimentá-la mais profundamente e de forma transformadora.” - Steven J. Lawson, Pastor Sênior, Christian Fellowship Baptist Church, Mobile Alabama


“Milhares de nós estamos em dívida há muito tempo com o professor RC Sproul, e agora somos devedores para com o Sproul pregador, cujos sermões são totalmente bíblicos, solidamente doutrinários, cordialmente práticos e maravilhosos de se ler. Sproul nos presenteia com o “panorama geral” de cada perícope num estilo solene, mas com linguagem informal que acentua a Glória de Deus e vai de encontro às nossas necessidades reais. Esta série de mensagens é imprescindível para todo pregador e membros de igreja que anseiam crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Eu prevejo que o ministério de púlpito de Sproul, colocado por escrito, fará pelos cristãos do século 21 o que os sermões de Martyn Lloyd-Jones fizeram no último século.” - Joel R. Beeke, Presidente, Puritan Reformed Theological Seminary






 

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page