top of page
  • Marcelo Salles Pereira

Uma Viva Esperança

Qual é a esperança do crente em Jesus Cristo?



Texto de referência:


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor.

1 Pedro 1:3,4



Sumário


Introdução


Quantas vezes você comprou algo que pensava que iria durar muito tempo, mas que na verdade quebrou-se rapidamente.

Ou então, você entrou num relacionamento que fez o possível para que durasse, mas que por causa da outra pessoa não seguiu em frente.

Talvez você tenha dedicado seu tempo ao trabalho e deixou sua família em segundo plano somente para descobrir tarde demais que você errou em suas prioridades.

Vamos ver que quando esperamos no Senhor nada disso vai acontecer.


O Deus Bendito


Pedro começa o versículo três com essa declaração: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”!

Bendito tem alguns significados na língua portuguesa, mas no caso desse texto creio que a melhor definição seja: “que foi alvo de bençãos, abençoado, louvado”.

Pedro começa louvando a Deus Pai e o identifica como o Pai do Senhor Jesus Cristo. Por que louvamos a Deus? Qual o motivo que nos leva a louvá-lo?

Talvez, cada um de nós tenha motivações diferentes e Pedro tinha essa motivação: Deus é Pai do Senhor Jesus Cristo. O Jesus que Pedro conviveu por alguns anos e que fez tanto por ele, que mudou sua vida de forma intensa, tirando-o da pescaria de peixes para a pescaria de homens.

Essa mudança foi tão forte que no primeiro discurso de Pedro logo após o Pentecostes três mil pessoas se converteram. Isso é que é pescaria!

Jesus Cristo mudou o coração daquele homem tempestuoso, que fazia as coisas sem pensar direito nas consequências.

Principalmente, Jesus Cristo perdoou a Pedro depois que este o negou por três vezes.

O motivo de Pedro louvar a Deus é o próprio Senhor Jesus Cristo e que melhor motivo alguém teria para louvar a Deus?

Não conhecemos o Senhor Jesus Cristo da forma que Pedro o conheceu, mas o Senhor Jesus fez algo maravilhoso por nós: Ele morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou para nos dar a vida eterna.

Você e eu temos algum motivo melhor do que o Senhor Jesus para louvar a Deus?


Que grande misericórdia!


A palavra de Deus sempre nos mostrou que Ele é misericordioso. Podemos citar vários textos que nos mostram isso, mas vamos ver apenas alguns para exemplificar.

Efésios 2:4 - “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou”.

Lamentações 3:22 - Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis

Salmos 119:132 - Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, como sempre fazes aos que amam o teu nome.

1 Crônicas 21:13 - Davi respondeu: "É grande a minha angústia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens".

Marcos 5:19 - Jesus não o permitiu, mas disse: "Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você".

Esses textos são suficientes para nos mostrar que o Senhor é misericordioso e Pedro nos mostra que a misericórdia de Deus se manifestou de uma forma especial.


Regeneração


A regeneração bíblica é o novo nascimento em Jesus Cristo e é uma transformação que acontece de uma vez, contrapondo a santificação que é algo que acontece ao longo do tempo.

Essa transformação é realizada sobrenaturalmente por Deus na vida do crente. A regeneração atinge a essência na natureza do ser humano.

A pessoa que antes estava morta em seus pecados, através da regeneração ela passa a ter uma vida espiritual. A pessoa não é transformada apenas em sua mente, mas também em sua vontade e em suas emoções. Ela entende que, ao ser regenerada, ela precisa ter uma mente renovada, as suas vontades já não têm tanta importância, mas sim a vontade de Deus. As emoções da pessoa estão alicerçadas na confiança em Deus.

Todos que recebemos a Cristo somos regenerados. Agora, precisamos buscar a santificação “sem a qual ninguém verá a Deus”.

Nossa vida com Deus começa na regeneração e continua por toda vida através da santificação. Queremos ver a Deus? Vamos nos santificar.


Uma Viva Esperança


A regeneração é um conceito importante para todos nós cristãos.

Mas o que é a regeneração?

Regeneração também pode ser chamada de renascimento, pois quando alguém coloca sua fé em Jesus ela tem um novo nascimento, não físico, pois esse ocorreu quando a pessoa nasceu de sua mãe, mas é um nascimento espiritual.

Comparando a regeneração com nosso nascimento físico, da mesma forma que nascemos de nossas mães para esse mundo, o crente nasce espiritualmente para o reino de Deus. Assim como aprendemos a andar, falar, nos vestir neste mundo, também precisamos aprender a falar, se vestir, se portar como um nascido espiritualmente para uma vida dependente de Deus.

Antes da regeneração estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas após entregarmos nossas vidas a Jesus e sendo regenerados por Ele podemos vencer o pecado pelo poder do Espírito Santo em nós.

Outra coisa é que, antes da regeneração não éramos filhos de Deus e após nos tornamos filhos dEle.

Pedro nos diz que a regeneração nos traz uma esperança que é viva, ou seja, é uma esperança que vai se realizar porque foi prometida por Deus e Deus “não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa”.

Podemos ter a certeza de que alcançaremos a salvação que nos foi prometida pelo Senhor porque foi Ele quem prometeu.

A regeneração ocorre “por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”, ou seja, sem a ressurreição de Cristo não haveria regeneração e muito menos a esperança de sermos salvos para estarmos com Deus para todo sempre.

Concluímos que a regeneração é primordial para os crentes, pois sem ela não somos nascidos de novo e não teremos essa viva esperança de salvação.

Pedro nos diz sobre essa esperança: “para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor”.

Essa herança nada mais é do que nossa salvação e, se Pedro nos diz que essa herança não pode perecer, macular-se ou perder seu valor, então podemos ter certeza de sermos salvos. A salvação não morre, não se macula e nem perde valor. Podemos falar mais sobre isso em outro artigo.


Conclusão


Temos uma esperança que é viva, ou seja, que não morre, não se macula nem perde valor. Essa esperança é uma certeza e não apenas uma espera sem sentido ou sem apoiar-se em algo que não é concreto ou que é apenas uma ilusão.

Aprendemos que essa esperança está apoiada no próprio Deus, que foi quem prometeu, e Deus não mente; todas suas promessas se cumprem no momento certo.

A regeneração é o ato de Deus em nossas vidas que nos faz nascer de novo, porém, não da carne nem do sangue, mas da água e do espírito. Ela ocorre quando entregamos nossas vidas a Jesus e apoiamos nossa fé inteiramente nEle.

Tenha certeza que você foi regenerado quando aceitou a Cristo e que agora você pode ter uma nova vida nEle e para Ele.

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page