top of page
  • Marcelo Salles Pereira

Vencendo Gigantes?

Calebe venceu gigantes, muito antes de Davi vencer Golias.

 

 




Sumário

 

 

Texto de Referência

 

Josué 15:13-17 | NVI

¹³ Conforme a ordem dada pelo Senhor, Josué deu a Calebe, filho de Jefoné, uma porção de terra em Judá, que foi Quiriate-Arba, isto é, Hebrom. Arba era antepassado de Enaque.

¹⁴ Calebe expulsou de Hebrom os três enaquins: Sesai, Aimã e Talmai, descendentes de Enaque.

¹⁵ Dali avançou contra o povo de Debir, anteriormente chamada Quiriate-Sefer.

¹⁶ E Calebe disse: "Darei minha filha Acsa por mulher ao homem que atacar e conquistar Quiriate-Sefer".

¹⁷ Otoniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, a conquistou; e Calebe lhe deu sua filha Acsa por mulher.

 

 

Meditando Na Palavra

 

Josué deu a Calebe aquilo que o Senhor tinha ordenado. Josué foi um canal para que a ordem de Deus fosse cumprida na vida de outra pessoa, Calebe.


Isso aconteceu por causa de posição de Josué. Ele tinha a autoridade para fazer isso e a sua autoridade foi dada por Deus. Sempre nos lembremos que não há autoridade se não for dada por Deus.


Importante observar que Josué obedeceu. Ele não se rebelou contra a ordem do Senhor. Muitos que crescem em autoridade não reconhecem que só possuem essa autoridade por causa do Senhor, inclusive entre aqueles que foram chamados diretamente por Ele. Não se esqueça de Saul que chegou até a profetizar, mas que deixou crescer dentro de si mesmo o amor pela autoridade que possuía e que, por isso, perdeu tudo.


Calebe por sua vez aceita e já começa a batalhar e tomar a região que lhe fora dada. Teve de ser à força, através da guerra. Calebe não reclamou de nada, apenas agiu em conformidade com sua fé. Fé com ação traz a vitória.


Calebe não reclamou por ter recebido uma região onde ainda habitavam gigantes. Sim, enaquins eram descendentes de gigantes. Ele expulsou três desses gigantes: Sesai, Aimã e Talmai.


Enquanto avançava Calebe teria que vencer o povo de Quiriate-Sefer. O texto não diz que o povo dessa cidade possuía gigantes. Engraçado que, agora, Calebe promete entregar sua filha em casamento para aquele que tomasse a cidade.


Quando teve que lutar com gigantes, o próprio Calebe foi à luta, mas quando não havia mais gigantes, ele entregou a tarefa a alguém que conseguiria executá-la.


Aprendo que nem todos podem vencer gigantes. Existem aqueles que não têm a fé de Josué e Calebe que, vendo o tamanho dos gigantes quando foram espiar a terra de Canaã, não ficaram com medo e disseram que o Senhor os entregaria em suas mãos.


Não há como não afirmar que existem níveis de fé. Dos 12 espias enviados, 10 voltaram tremendo de medo e somente 2 disseram que Israel venceria.


Porém, seja qual for o nível de fé, é possível vencer. Calebe venceu gigantes, Otoniel venceu pessoas como ele.


Apenas deixo o seguinte pensamento: Cuidado com essa ideia de vencer gigantes. Você tem fé suficiente para entrar nessa batalha? Se sim, vá no nome do Senhor e Ele te dará a vitória. Se não, apenas confie sua vida ao Senhor e deixe que Ele te proteja do que quer que vier pela frente. Tanto num caso como no outro é Ele quem te dará a vitória.


Que o Senhor te abençoe e te guarde!

 

 

Dica de Leitura

 

Vencendo gigantes: Coragem, o jogo ainda não acabou!

por Hernandes Dias Lopes



CORAGEM, o jogo ainda não acabou. Você ainda tem o segundo tempo. Volte ao campo, LUTE e VENÇA!

Vencendo gigantes nos apresenta de maneira clara como a batalha contra os gigantes é uma peleja contínua. Quando um cai, outros se levantam. Não podemos ensarilhar as armas nem ficar desatentos. A vida cristã não é uma colônia de férias, mas um campo de batalha. Você é um soldado e foi alistado no exército de Deus. Você já recebeu as armas de defesa e combate. O poder para a vitória vem de Deus. O segredo da vitória é andar na dependência de Deus.

A história não caminha para um fim trágico, Jesus está assentado na sala de comando do universo. Ele é digno para conduzir a história à consumação final. A vitória é certa e segura. Caminhamos para a coroação. Por enquanto o inimigo revela a sua insolência, mas sua derrota final já está lavrada. Levante a cabeça, entre em campo, lute e vença.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page